quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Meu crochê

Sempre fiz tricô e um pouco de crochê. De tricô fiz vários blusões, polainas e até shortinhos para mostrar as pernocas no verão. Isso foi há muito tempo, a maior parte dos trabalhos foram feitos na adolescência. 
Vez que outra me aventurava num crochê básico para fazer um tapetinho ou uma manta para os cachorros. A minha irmã é que era a craque do crochê, do tricô, da costura...
De uns tempos para cá, me reapaixonei pelo crochê, ou melhor, pelos famosos quadrados da vovó.
Foi então que resolvi começar a produção dos meus quadrados para uma futura manta para a casinha no Recanto. O Leonardo fica pegando no meu pé, perguntando em qual ano pretendo terminar a manta. É que quando comecei a tentar fazer os ditos, eu desmanchava muito. Errava, desmanchava. Não gostava, desmanchava. Fazia um tipo de quadrado, fazia outro... até que me acertei com esse aí.
Agora levo a minha bolsinha de crochê para tudo que é canto, onde der uma folguinha, tiro a agulha para fora e começo a crochetar. Até nos congestionamentos eu faço, principalmente, nas tranqueiras pelas quais passamos em Laguna - SC. É um ótimo passatempo, e eu nem fico tão estressada nessas horas.
Joãozinho aprovou meus quadrados!

E a gatinha Silene Seagal atacou minhas florzinhas de crochê.

 Em julho tive minhas duas primeiras alunas de crochê - rerererer! Tia Isabel, mãe da Cristina, minha amigona dos tempos do colégio, esteve internada no hospital e fui fazer companhia para a Cristina, que ficava direto ao lado da mãe. Depois do almoço, Cristina pediu que eu a ensinasse crochê para passar o tempo. Tentou um quadrado e não deu muito certo aí, viu as florzinhas e adorou, quis fazer uma para a tia Isabel. E não é que fez? Ali mesmo, enquanto fazíamos a digestão e colocávamos a conversa em dia.
Foto do Leonardo
 Cristina orgulhosa com a sua florzinha de crochê.
 E a minha segunda "aluna" foi Betina, minha cunhada, que está prestes a se aposentar e quer fazer algumas coisinhas de crochê na nova e esperada fase da vida que está por chegar. Betina pegou o jeito direitinho e fez um quadrado fácil, fácil. 
Na mesma semana, em Porto Alegre, ela comprou linhas e agulhas e começou a fazer a mantinha de quadrados dela. Que legal!
Se eu bobear, a Betina termina a manta dela antes de mim, já que sou campeã de começar coisas e não terminar.
Mas esta manta vai sair! Já tá saindo, ó! A Merengue já queria deitar para ver se é macia.

6 comentários:

  1. Ti queridaaaaaaaa, quero ser sua aluna!!!
    Guria, meu sonho é uma manta destas de quadradinhos, e as cores que vc. escolheu, assim como os modelos, estão lindos!
    To babando aqui, Ti! Que Mará!!!
    Vem me ensinar?
    Te desejo um final de semana lindo!!!
    Beijossssssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  2. Tiane, eu admiro tanto quem faça crochê! Eu acho uma técnica linda, linda demais. Eu faço tricô, quer dizer, agora eu só sei fazer cachecol porque é reto, se não...rsrs
    Esses quadradinhos são muito amor, gostei das cores que você escolheu, quero ver pronto!
    Também queria dizer que gosto muito da maneira como você escreve e narra o seu cotidiano no recanto. Aliás esse lugar é o Paraíso mesmo!!!
    bjs

    obs: os animais por aqui estão bem, em perfeita sintonia, mas Dorothy ainda fica "mamando" na minha blusa e nos cobertores todo dia de manhã. Será normal depois de tanto tempo? rsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi Tiane, é a Vi, acaba a manta, quero ver ela pronta..kkkk
    Nunca fiz crochê, só trico.
    Amei seus gatos, tenho quatro gatas.
    O que é um livro de visitas?
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  4. Ai que legal, vc sabe fazer crochê!!!! Eu queria ser assim prendada, pois acho lindo! Sua manta vai ficar show, mostra pra nós hein!!! Bjoca flor!

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, que coisinha mais linda. Eu amei e acho que vai ficar maravilhosa. Na cor e modelo muito bem escolhidos. Seu recanto vai ficando lindo e quentinho igual o seu coração. Ah, de Léo também hehe. Amiga, venha ver o que encontramos, não vai acreditar em tanta crueldade...
    Amo fazer parte do seu mundinho e adoro ter vc aqui comigo, Que pena que moramos tão longe senão íamos tecer muitos crochê juntinhas em longas tardes de conversas e risos.
    Abraços com carinho. Melissa e alecrim

    ResponderExcluir
  6. Tiane,

    Eu tentei aprender crochê, mas desisti. Só fiz algumas toalhinhas. Minha professora faleceu durante o meu aprendizado. Já que não estava indo muito bem, parei.
    Eu gostei demais das cores que você escolheu. Vai ficar lindo na casinha do recanto.
    Um lindo dia! Beijos

    ResponderExcluir