terça-feira, 3 de novembro de 2015

Um show de Hemerocallis no Recanto!

A minha sogra adora as Hemerocallis! Ela sempre falou tanto das hemerocallis, tinha e deve ter ainda, um catálogo com as variedades delas, que uma amiga da família, moradora de Joiville, enviava pelo correio para ela, além das próprias hemerocallis, em bulbos. A alegria da sogra quando chegava uma variedade nova pelo correio, era igual a de uma criança recebendo figurinhas novas para um álbum. 
13/10 - A primeira hemerocallis do ano no Recanto
18/10
Quando eu vi a tal hemerocallis, comentei, "mas é um lírio!"
20/10 
Fiquei meio desencantada "ah, então é isso a tal hemerocallis...um lírio metido a besta!"
 28/10
Em 2013, meus sogros completaram 50 anos de casados e passaram uma semana em .Itapema-SC. A irmã do Leonardo levou eles numa semana e na outra, eu, Leonardo e Tombinho fomos buscar. Ficamos três dias com eles e fomos até Joinville, que é pertinho de Itapema, para passear e conhecer o famoso "Jardim das Hemerocallis" uma floricultura especialista nesta flor e de onde a amiga da sogra comprava os bulbos para mandar pelo correio. Postei sobre este passeio aqui. Apesar da chuva, foi um belo passeio e a floricultura é um espetáculo! 
28/10
Na ocasião, Leonardo e eu acabamos comprando alguns bulbos, dos mais baratinhos, pois têm espécies que custam verdadeiras fortunas! E plantamos os nossos humildes bulbinhos no Recanto. Os bichos adoraram! Não sei se formigas ou lagartas, mas tem algum danado que detona tudo por aqui! 
 29/10
Todas estas fotos que mostrei até agora, são dos bulbos que consegui recuperar e mais alguns que vieram da casa dos sogros, em Nova Petrópolis. 
 29/10
A minha alegria com cada "lírio metido a besta" que floresce aqui, parece a de uma criança com figurinhas novas para o álbum!
29/10 
Só fiquei desapontada com a duração delas, a flor só dura um dia! A primeira que floresceu, achei que tinha murchado por causa da chuva mas daí, percebi que todas, só duravam um dia e pasmem,  só descobri que esta é uma das características delas, agorinha, fazendo esta postagem e pesquisando sobre elas.
30/10
"Hemerocallis L. é um pequeno gênero botânico de plantas com flores pertencentes a família Hemerocallidaceae. O nome Hemeroccallis tem sua raiz no grego, significando dia e beleza, ou seja, beleza de um dia, fato que se refere à duração de apenas um dia de suas flores. Também são conhecidas como lírio-de-um-dia. Apesar do nome, não são lírios verdadeiros (LiliumLiliaceae). As flores da maioria das espécies desabrocham pela manhã e murcham pela noite, sendo estas substituídas por uma ou mais na mesma inflorescência no dia seguinte. Algumas espécies florescem pela noite." Fonte: Wikipédia
01/11
Estou encantada com as diferentes flores que apareceram e já estou louca para encomendar "uns modelinhos" diferentes! 
01/11
A floração é super rápida mas uma muda pode dar vários botõezinhos então, tem flores para vário dias!
01/11
 03/11
Estou, simplesmente, apaixonada pelas hemerocallis!
03/11
Esta belezura foi fotografada hoje de tarde! Pena, que amanhã estará murchinha, mas parece, que isto a torna mais bela ainda!

10 comentários:

  1. Minha vizinha, da casa que morava antes em POA, adorava hemerocalis também. Tinha uma faixa de canteiro só com elas. São lindas e o fato de durar só um dia (que soube agora contigo, nunca tinha me dado conta) é para a gente meditar sobre a impermanência. Mesmo as mais lindas coisas são transitórias, mesmo as coisas mais terríveis não duram. Estou filosófica hoje em dia de ventania e sendo obrigada a deixar meu eremitério para trabalhar...afff

    ResponderExcluir
  2. Oi Tiane voltei!!! Ja vi que a vida seguiu bem por ai . Aqui tudo esta bem só precisei me dedicar a umas costurinhas e dai ficou difícil navegar.
    Vi sua visita la em casa e fiquei contente com sua preocupação por mim.
    Li a historia do costelinha e chorei., como tem gente ruim no mundo né.
    Gosto muito das hemerocales plantei um bulbo aqui e quase fiquei doida quando descobri que uma lagarta da terra comeu a metade do bulbo. fiz uma caçada frenética ( Marido riu de mim por isso) Achei a dita e levei ela pra passear rsrsrsrsrsrs. Boa sorte com as suas. Um beijo da Eliane.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Tiane! São lindas tem razão sua sogra gostar tanto.
    Bjusssss!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tiane
    Eu tinha todos que você tem, também comprei em um bairro aqui que era aquela imensidão de lírios pelo terreno, vim toda faceira para casa comprei adubos e terra , mas me decepcionei tanto, deram pulgoes que parece com uma farinha em cima das folhas, passei veneno de tão decpcionada que fiquei, mesmo assim os pulgões vinham novamente até que cansei de cuidar e deixei os pulgões por conta , resumindo , acabou tudo.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tiane,

    Eu os chamo por lírios. São lindos, com certeza!
    Recentemente cliquei alguns, na cor laranja, nascidos no parque perto onde moro.
    Vou postá-los na semana que vem!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  6. rsrs pra mim tb são lírios e como são bonitos!
    A gente acaba viciando e colecionando mesmo. Marido tá assim in love com orquídeas - comprou umas baratinhas.
    Eu tenho um lance mais ou menos assim com os Hibiscos - várias cores e cada vez que sai uma flor, nossa! rsrs. E coincidentemente, duram apenas um dia também - no outro já murcham e aparecem novas.
    Adorei conhecê-las, ainda não tinha visto e as flores, são belíssimas. Essa última que mostrou, adorei a tonalidade e o formato.
    Abração esmagador e lambeijos pra tropinha toda.

    ResponderExcluir
  7. Tiane,
    Que nome chique para o lírio...rsrs...
    Mas são lindas e super diferentes.
    Flor é sempre um presente aos olhos.
    Besitos

    ResponderExcluir
  8. Lindos mesmo! que bom que algumas paixões "pegam", não é?
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderExcluir