quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Um Projeto Por Mês - Quadrinho com sobras de madeiras da obra


Mais um mês acabando, mais um projeto saindo do forno! 
O meu projeto do mês saiu deste monte de sobras de madeiras de construção. Nesta foto, além da metida da Zara Piq Piq, que não pode ver uma máquina fotográfica que se mete na frente, aparece um projeto do meu projeto do mês e um projeto para a Segunda Natalina. Ah, pois é, já estou pensando no Natal, viu Michelle?!
Mas, enquanto o Natal não chega, vamos focar aqui. Na verdade, o meu projeto nasceu nesta foto de um dos maravilhosos trabalhos da Tatjana Tekovi'c, do Art Drops. Amo os trabalhos dela, com madeira ou pedras, tudo muito lindo e inspirador!
Eu sabia que o tipo de madeira que ela usa nos seus trabalhos era bem diferente do que eu tinha mas, quis tentar mesmo assim. 
Depois que  juntei as peças fiquei um bom tempo olhando para aqueles pedacinhos de madeira que eu tinha e não estava me animando, achando  muita diferença entre as madeiras utilizadas pela Tatjna, que parecem ter sido trabalhadas pela água e pelo tempo, e os meus retíssimos pedaços, e resolvi dar uma lixadinha no que eu tinha. Pena, que não fotografei o projeto antes de lixar!
 Nesta foto eu já havia lixado quase tudo, menos a vela esquerda.
E aqui, a vela lixada! Notam a diferença?
 Achei que deu uma suavizada e tanto. Olhando assim, pensei em deixar só a madeira que seria o casco do barquinho, sem lixar pois, é a única madeira diferente, de eucalipto vermelho da chácara dos sogros, uma madeira super dura e de cor diferente das outras, que me lembrou o Pinguim, o primeiro veleirinho do Leonardo, um barco de madeira, o xodó dele, que está na casa de praia dos sogros. E aí, resolvi fazer uma surpresa para o Leonardo, enquadrando o Pinguim.
Este é o Pinguim, numa bela tarde em que Leonardo, eu, o sogro e mais uns amigos, passamos velejando e remando na Lagoa Itapeva, em 2010. Para ver mais sobre o Pinguim é só clicar aqui, aqui e aqui.
Mas mudei de ideia e resolvi lixar também, o casco do meu Pinguinzinho. Para me distrair um pouco da árdua tarefa de lixar um mísero e duríssimo pedaço de eucalipto vermelho, Tombinho trazia a bola para eu jogar longe para ele buscar,  buscar e buscar... incansáveis vezes!
 O passo seguinte foi pintar as velas e o mar. Adorei!
E já pendurei na parede. Adorei mas achava que tava faltando alguma coisa. Na foto que me inspirou, havia alguma outra coisa, não sei se era um sol, ou o que, mas eu não tinha nada redondo que combinasse. Revendo as fotos do Pinguim do Leonardo, vi que o nome do Pinguim é Tonto. Pinguim é o tipo de barco e Tonto é o nome do Pinguim do Leonardo.
Tal como o Pinguim Tonto, pintei o nome e a cidade no casco do meu, que viria a ser do Leonardo. 
Mas ainda estava faltando alguma coisa na parte de cima e aí...

... estraguei o meu Pinguim, quer dizer, o meu Tonto. Tonta fui eu, quando inventei de escrever uma frase em cima e não calculei o espaço direito. Calcular, até calculei mas, o meu erro foi não ter testado a caneta na madeira antes e o espaço que tinha ficado legal com lápis, se tornou pequeno com a caneta. Estraguei o meu quadrinho e a frase do Amyr Klink...
 Até, acho que ia ficar legal com uma frase em cima, mas ela não ficou bem distribuída como eu havia imaginado. Lamentável! Fica a lição!
O Leonardo chega amanhã do plantão, vamos ver o que ele vai achar.
Vou ter que fazer outro para me redimir desse, o que não vai ser nenhum sacrifício pois, adorei a brincadeira de reaproveitar as sobras da obra.
O barquinho Tonto foi a minha participação do mês de setembro na brincadeira bem bolada da Bruxa Márcia, do blog Poções de Arte.
Esta brincadeira da Bruxa, além de nos incentivar a terminar aqueles trabalhinhos engavetados há meses e no meu caso, há anos, ou colocar em prática um projeto novo, como foi o meu caso desta vez, também propõe que durante o ano, pelo menos um projeto seja social. 
Vou ser bem sincera e confessar que estou em falta com a sociedade. Não tenho feito nada para ajudar ninguém, pelo contrário, há anos que recebo ajuda de amigos e até, de desconhecidos, para manter a bicharada, castrações e tratamentos mas, isso acontecia mais, quando ainda morava em Porto Alegre engajada na causa e me entreguei de corpo, alma e cartão de crédito, achando que ia salvar o mundo. Acabei tendo que pedir socorro e também acabei fazendo muitos amigos, já que, muitos dos desconhecidos passaram a ser amigos. 
Tentando não afundar mais (não pegar mais animais abandonados), praticamente fugi e vim me esconder no Recanto. Outra hora conto esta história direitinho senão, esta postagem vira uma enciclopédia. Tá, eu sei que já tá uma enciclopédia mas, aguenta só mais um pouquinho!
Ração doada por amigos na Remada de Inverno deste ano.

Bom, se a Bruxinha permitir, o meu projeto social terá como favorecido, ninguém mais, ninguém menos que... eu e os meus pulguentos! É que eu achei a ação tão linda, que acho, que cabe muito bem aqui!
Como alguns devem saber, há seis anos que organizamos a Remada de Inverno aqui no Recanto. A cada ano vem crescendo o número de participantes e este ano foram 44 remadores. Muitos são velhos amigos mas, novos amigos sempre surgem para participar. 
Vocês acreditam, que o pessoal se organizou este ano e trouxe ração para a bicharada do Recanto? Foi muito legal! A medida que os remadores iam chegando, no final da remada, eles iam entregando a sua doação de ração, que estava guardadinha em seus carros e recebemos ração para os cães e para os gatos!
Pelo que fiquei sabendo depois, quem teve a ideia e organizou tudo entre eles, bem escondidinho de mim e do Leonardo, foi o querido amigo e bombeiro, Fernando Batista, uma figura de pessoa, que em 2013 já havia recebido de nós, uma homenagem, quando trapiche do Recanto recebeu o nome de "Trapiche do Bombeiro".
Gente, eu fiquei tão feliz com a surpresa, nem tanto pela ração, sabe?! Mas mais, pela iniciativa mesmo! Claro, que a ração é super bem vinda mas, a iniciativa e o engajamento de todos, abalou a minha estrutura, que já é normalmente molóide! (choro até com propaganda de margarina!)
Deixo aqui registrado, o meu pedido de desculpas por esta fase meio egoísta que estou vivendo e, não é nem promessa mas, um desejo mesmo, pois, sempre fiz algo para ajudar o próximo, sendo o próximo uma pessoa ou um animal. Quem me conhece há mais tempo, sabe disso, já fiz até curso de voluntariado e eu estou sentindo falta deste lado solidário mas, digamos que, estou "em tratamento" e, logo que der, voltarei a agir, aliás, neste Natal pretendo  realizar um sonho, que caberia aqui, mas não vai dar tempo de postar este ano. Fica para os projetinhos dos meses do ano que vem!
E a ação dos meus amigos remadores, também serve como exemplo, de como é fácil fazer o bem, organizar uma corrente e ajudar uma pessoa, um animal ou uma causa. É fazer o bem, sem importar a quem!

E agora, vamos ver o que as blogueiras criativas andaram aprontando desta vez? Vou atualizando os links durante a semana.
E um excelente final de semana a todos!

Bruxa com Saudando a Primavera
Alê com Toalha de Lavabo
Eliane com Almofadas
Maria Teresa com Porta-chaves
Jô com Uma arte delicada
Lícia com Porta-Treco do Kael
Sandra com Avental da Chef
Jussara com Doações Instituto do Câncer e Coruja Porta-controle
Andreza com Cortina de Papel: Passarinhos e corações
Lucia com Cordões para as mães e crianças
Michelle com Cabideiro do Capitão América

14 comentários:

  1. rsrs metida... rsrs tadinha rsrs, linda demais!!! Lambeijo na fuça linda dela.
    Eu também já estou pensando na Segunda Natalina, já tinha até comentado com a Mi por lá rsrs. Ela viciou a gente né?
    Então vc também curte a Art Drops? Eu fico babando em cada coisinha que vejo por lá, acho muuuuuuuita criatividade e um dia (olha aí... um dia...) quero fazer algo como as obras lindas de lá.
    O Tombinho faz as vezes da Cocada né? Só que vc não tem noção das bolas estraçalhadas da Cocada rsrs. E as mais velhinhas são as que ela mais gosta. Ontem lembrava de você enquanto tentava fotografar uma Casa de Passarinhos no gramado e ela trazendo a bola colocando entre a câmera e a casinha rsrs. Eles querem sempre participar!
    Quanto ao seu quadrinho, eu a-pai-xo-nei! Ficou mesmo artesanal e delicado, uma perfeita recordação do barco e sinceramente, gostei da frase e do modo como foi escrita - me lembrou uma gaivota, mas... sempre é possível mudar. No caso, vc tem 2 opções: diminuir o quadrinho serrando abaixo da frase e notará que ficará proporcional no tamanho. Segundo opção, lixar a frase e pintar a parte de cima com pinceladas displicentes de azul, fazendo um céu e aí escrever por cima novamente. Em todas as alternativas, gostei muito do resultado.
    Quanto aos Projetos Sociais, acredito que tem hora pra tudo... e há momentos que devemos nos recolher. Ainda essa semana comentava com o Silas que se cada um doasse de 3 a 4 horas por semana em prol de uma vida (humana, animal ou vegetal - plantando algo pela cidade...), veríamos muitas transformações perto de nós. É lógico que "tudo tem o seu tempo determinado" e cada um descobre a sua hora.
    Bem legal a iniciativa do pessoal aí e achei bem legal, afinal pode servir pra vc ou pra outros peludinhos que precisam!
    E por falar em enciclopédia.... boa sorte rsrs.
    Obrigada por participar novamente!
    Abraços esmagadores, lambeijos pra topinha toda e feliz final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, eu acho que vc está sendo cruel contigo mesmo tanto com o quadrinho como com a questão social. Eu achei que ficou ótimo o quadro de madeira, inclusive a frase. Vc desgastou a madeira justamente pra quebrar a simetria, pra ficar mais rústico, e depois queria que a frase ficasse toda simétrica e quadradinha? Ficou ótimo! E quanto a questão social: você cuida de 30 bichinhos! TRINTA!!! Vc acha que está em falta? Tá de brincadeira, né?! Além disso vc vive uma vida de menos consumo e mais natureza, você divulga esse seu modo de vida, contrapondo a ideia de que ganhar e gastar dinheiro é o sentido da vida, isso é algo espetacular. Poucas pessoas tem essa coragem de servir de exemplo que é possível ser feliz assim! Poucas pessoas tem coragem de mostrar com seu jeito de viver que a propaganda está aí para nos fazer querer ter coisas que não precisamos. E vc faz isso! Acredite ou não! Por isso só podemos te parabenizar!!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Parabéns!
    Seu quadro ficou show! Lindo! Amei!
    E que belos amigos vc tem! É de se sentir orgulho e não egoísta!
    VC e se seus bichinhos merecem esse carinho!
    Já levei o seu link!
    Lindo FDS!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. Olá Tiane, rsrsrsrs, as vezes a gente se empolga mesmo, mas isso é sinal de que estamos gostando do que estamos fazendo, o projeto ficou lindo e no próximo você já vai fazer melhor, porque cada dia é um aprendizado novo. Já levei seu link e no meu blog também tem projeto desse mês. Um xeru!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tiane, você é exemplo para muita gente. Se todos fizessem um pouquinho do que você faz, o mundo seria bem melhor.
    Adorei o quadrinho, juntamente porque não ficou simétrico. Está uma obra de arte sua, única.
    Parabéns.
    joturquezzamundial
    Tenha um domingo bem aproveitado, melhorando sua cidade, escolhendo bem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Tiane, muito boa a ideia de aproveitar as sobras de madeira. Eu amei o quadrinho e é muito bom fazer o bem, sim.
    Já atualizei o link.
    Lindo fim de semana! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Tiane, lindo o "Tonto" enquadrado, linda a frase, parabéns pelo Projeto...
    Tiane, fico admirada pelo carinho que tem com os animais, você já desenvolve um trabalho lindo, só o fato de mostrar, já propicia que outras pessoas também possam ajudar...
    Quantas horas você se dedica aos animais que recolhe, isso é um Projeto, isso é doar-se em prol da vida, foi lindo mostrar que as pessoas se mobilizaram para levar ração, você mostrou que não é só você envolvida. Outras pessoas perceberam e colaboraram, porque sentiram a beleza do seu trabalho, do seu projeto de vida.
    Parabéns, que mais pessoas possam ser tocadas para o bem...
    Se todas pessoas se importarem com quem está do seu lado, o mundo se transforma, porque ações do bem são multiplicadoras...
    Tenha um excelente final de semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  8. Olá Tiane, se eu fosse você, não mudaria em nada o seu trabalho!
    Adorei tudo desde o "Tonto" até a frase, que aos meus olhos, estão como as ondas do mar, que são irregulares e nem por isso perdem a beleza, muito pelo contrário, a irregularidade da natureza é justamente aonde está a verdadeira beleza.
    Quanto ao seu projeto, não vejo nenhum tipo de egoísmo nele, muito menos em você, afinal, você cuida, dá amor, carinho e lar à essa bicharada toda, isso por si só já é uma doação.
    Linda a atitude dos seus amigos, mais eles apenas refletiram a beleza das suas atitudes junto com o Leonardo, nada mais! Reflexo!
    Levei o seu link!

    Beijos,
    Andreza Silva Souza
    www.detalheseartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tiane, eu ameiiiiiiiiiiiiiii !! Primeirro porque amo demais esses trabalhos com madeira e depois porque ficou lindo mesmo. Até a frase, eu achei que ficou legal, rsrsrs

    Quanto aos trabalhos sociais, eu acho que essas fases de um certo "distanciamento" também são boas. Por muito tempo eu também fui engajada em tratamento de jovens e crianças viciados e problemáticos , foram mais de 10 anos, agora estou de "folga" cuidando um pouco de mim, já que o trabalho é desgastante. Mas não se cobre tanto, na hora certa tudo entra nos eixos !!

    Bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
  10. Tiane!
    Eu adorei o seu quadro!!! A frase tbm! Parece que as palavras,ficaram com jeitinho das ondas do mar. Gostei muito das sugestoes da Marcia, caso vc nao queira que a frase fique do jeito que esta.Quanto ao seu egoismo, ah para ta! rsrsrsr. Vc se doa tanto aos seus caes e gatos! Pela amor! Que lindo o seu trabalho com eles. E, seus amigos perceberam e fizeram um gesto maravilhoso. Parabens pelo projeto! Bjs e feliz outubro! Levei o seu link.

    ResponderExcluir
  11. Tiane!
    Eu adorei o seu quadro!!! A frase tbm! Parece que as palavras,ficaram com jeitinho das ondas do mar. Gostei muito das sugestoes da Marcia, caso vc nao queira que a frase fique do jeito que esta.Quanto ao seu egoismo, ah para ta! rsrsrsr. Vc se doa tanto aos seus caes e gatos! Pela amor! Que lindo o seu trabalho com eles. E, seus amigos perceberam e fizeram um gesto maravilhoso. Parabens pelo projeto! Bjs e feliz outubro! Levei o seu link.

    ResponderExcluir
  12. Tiane,
    Adorei o seu projeto,uma fofura o barquinho,ficou melhor que a inspiração. Gostei da frase assim,no balanço das ondas :)
    E já falando na nossa Segunda Natalina,menina animada.
    Tá chegando,começa mês que vem.
    Ui,"mês que vem",escrevi ficou mais perto ainda.Eu também ando com mil idéias na cabeça,mas adiantar a coisa tá difícil...rsrs...
    Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  13. Oi Tiane,que criativo foi o seu projeto desse mês! Na minha mão teria virado carvão rsrsrsrs,combina muito com essa natureza toda aonde vc mora. O projeto social também é muito bom,vc já fez a sua parte e precisa também de ajuda,eu tenho animais resgatados da rua e sei o quanto gastamos por mês com ração para eles. Bjsss.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o projecto! Podes até ter razão e não estar perfeito, mas a verdade é que o que conta é o prazer e a intenção com que o fazemos e as imperfeições fazem parte do processo, que o tornam único! Eu não trocava nem faria outro, deixava assim mesmo, porque está muito bonito. Quanto à acção social, mais uma vez as tuas palavras me emocionaram. Um dia de cada vez, e tu já fazes tanto pela causa dos animais, que não deixes que a culpa entre em ti. Cada um de nós faz o que pode na altura da vida que está a viver...

    ResponderExcluir