quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O pão nosso de cada dia!

 Segunda-feira acabou o pão aqui em casa e precisava providenciar algum para o café da manhã de terça. Temos máquina de pão, mas não sou muito fã dos pães das máquinas, a não ser na hora, bem quentinho e crocante. Esfriou, perdeu a graça. O único que gosto muito, de um dia para o outro, é o de banana. 
Mas aí, resolvi passear pelo Pinterest para me inspirar e fazer um pão. Tenho uma pasta lá, só de bolos e bolachinhas, minhas perdições! Se quiserem me ver alucinada, me levem numa padaria. 
 Nem precisei ir muito longe e me encantei com umas roscas. A receita pedia um quilo de farinha, achei muito mas resolvi fazer, pois o Leonardo poderia levar para o plantão.
 Não consegui modelar as roscas direitinho, a pressa e ansiedade não deixaram. rsrsrsrs 
Os meus pães-roscas ficaram assim.
A foto do Pinterest está assim. A receita original está neste link aqui.  Eu segui quase toda à risca, só não cheguei a usar um quilo de farinha inteiro e nem duas xícaras de leite, como manda a receita original. Pincelei café preto na massa, antes de ir para o forno. 
 Algumas postagens atrás, publiquei a foto de um pãozinho de minuto que fiz. Algumas pessoas pediram a receita, nos comentários, mas o pãozinho de minuto estava muito gostoso na hora, depois, ficou um tanto seco e pesado, socado, sabe?! A única diferença, em questão de ser mais trabalhoso, é que as rosquinhas tem que deixar crescer antes de assar, mas só uma vez. Prepara a massa, modela as roscas e deixa crescer na fôrma, até dobrar de volume. Como estava muito quente aquele dia, as roscas não demoraram para crescer. 
 Adorei esta receita e o pãozinho-rosca foi aprovado com unanimidade, aqui em casa! O Leonardo levou para o plantão e tá adorando! 
Nem vou copiar a receita do pãozinho de minuto. Já essa, acho que vou decorar, de tanto fazer! Vai virar o pão nosso de cada dia mesmo! 😊

5 comentários:

  1. Tiane,
    Olha ficaram boas suas roscas e parecem bem fofinhas.O importante é o sabor :)
    Eu também gosto de pão feito na hora,com manteiga derretendo,ou uma geléia.AQui o tempo está frio e coloco prá crescer dentro do forno,mas não fica tão bom quanto crescer no calor.Outro dia fiz um que era pão e no outro dia era "pau".Vou lá conferir sua receita.
    Besitos e tenha um bom restinho de semana

    ResponderExcluir
  2. Que lindas roscas e vale fazer em casa, outro gostinho e sabor!Adoro! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Aí que delícia de pão (rosca) vou fazer, amo, amo... e estes além de lindos estão parecendo deliciosos.
    Obrigada por dividir com a gente!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. :) Ficou lindo na mesma. E aposto, bem saboroso. Nada bate um bom pãozinho feito em casa e com as nossas mãos. Bênção pura!

    ResponderExcluir