quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Pão Canelinha

Geeeente... que mancada que eu dei! Eu baixei algumas fotos para fazer uma postagem, mas queria deixá-la no rascunho para terminar depois, e acabei publicando! 
Não tinha baixado todas as fotos ainda, nem escrito nada... que lapso!
Agora vou editar e finalizar a postagem. Mil desculpas!
Bom, este é o "pão doce em folhas com canela", que vi no Pinterest e já fiz três vezes! 
Este redondo, foi o terceiro.
Este retangular, foi o primeiro que fiz, para o café da manhã do nosso passeio para Urubici. Como madrugamos para pegar a estrada, resolvi preparar algo para comermos no carro mesmo. Fiz uma térmica com café e o pão, que foi sucesso de público e de críticas! O público foi eu, Leonardo, Tombinho e os amigos Xirú e Pedro.
Da forma, assim que esfriou, foi para o pote para a viagem.
Este foi o segundo, que fiz para a cunhada.
O efeito das folhas fica lindo! E olha a canela e o açúcar ali embaixo. Nham! Nham! Amo açúcar com canela!
No fim das contas, a cunhada ganhou meio pão, pois tive que pedir para o Leonardo para de comer, enquanto o pão esfriava da mesa.
O pão também foi um sucesso de público e crítica na casa da mãe do Leonardo e a irmã dele perguntou como fazia. O público desta vez, foi a mãe do Leonardo, a irmã Betina e o cunhado.
Em duas semanas, fui fazer o pão pela terceira vez, para levarmos de lanche para uma remada no último sábado e fotografei o passo-a-passo para mandar para a Betina, e passo agora para vocês.

Ingredientes:
3 xíc. de farinha de trigo (aproximadamente)
1/4 de xíc. de açúcar
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1/2 colh. de chá de sal
4 colh. de sopa (50g) de manteiga em temperatura ambiente
1/3 de xíc. de leite
1/4 de xíc. de água
2 ovos em temperatura ambiente, ligeiramente batidos

Para o recheio:
1 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de canela em pó
4 colheres (sopa) de manteiga derretida

Numa panelinha, em fogo médio, esquente o leite e a manteiga somente até derreter a manteiga. Junte a água fria e deixe amornar.

Numa tigela, misture 2 xícaras da farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
Junte a mistura de leite, já morna, e os ovos batidos e misture bem com uma colher de pau. Junte mais farinha, aos poucos, misturando bem até começar a ficar difícil de misturar com a colher. 
Passe a massa para uma bancada enfarinhada e sove bem, acrescentando farinha, aos poucos até que resulte em uma massa bem macia.
Deixe a massa crescer até dobrar de volume.
*Nota: nas duas primeiras vezes que fiz, a massa cresceu muito pouco e na terceira vez, talvez, por estar um dia mais quente, a massa cresceu pra caramba, como dá pra ver na foto acima.
 Para o recheio, misture 1 xícara de açúcar e 2 colheres (sopa) de canela.
Abra a massa em uma bancada levemente polvilhada com farinha, numa espessura de aproximadamente 1/2cm e pincele a manteiga em toda a superfície. 
 Polvilhe a mistura de açúcar e canela cobrindo toda a superfície.
 Corte a massa em quadrados. 
 Coloque um quadrado em cima do outro. Na  minha opinião, quanto mais desalinhados, quanto mais bagunçados, melhor!
Vai ajeitando os montinhos, em uma forma untada. Pães, eu unto com óleo. 
No blog onde tem a receita, diz que é pra deixar a massa crescer de novo, mas eu não prestei atenção nesta parte e não deixei crescer, coloquei direto no forno e deu certo.
 O terceiro pão, na forma redonda, foi o que achei mais bonito, mas também foi o que ficou mais sequinho, e eu gostei mais do primeiro, que estava bem molhadinho entre as folhas.
Dá pra ver que este redondo está mais moreninho, mas acho que foi porque coloquei mais açúcar e a cor é do açúcar que queimou um pouco (eu acho!).
Os dois primeiros, como vocês podem conferir nas fotos, fiz numa travessa de vidro, daquelas mais fundinhas. A minha travessa tem 22cm X 12cm X 6cm. Achei que ficou bem legal nesta travessa e acredito, que ela evite do pão secar muito.
Em breve farei o quarto pão, para mi mamazita, que assim como eu, ama pão canelinha, como a gente costuma chamar um pão que tem numa padaria em Torres, e como estou chamando este, já que ficou parecido.
Como falei, vi  este pão no Pinterest e o endereço que apareceu na foto e de onde tirei a receita é do blog "Testado, Provado e Aprovado!" Se vocês forem lá olhar, vão perceber que eu mudei algumas coisinhas, como a quantidade de fermento. 
Mas receita é assim, né?! A gente faz certinho a primeira vez, depois vai adaptando.
Espero que gostem, se resolverem fazer! 
E me desculpem pela mancada da publicação antes da hora! Vou demitir o editor do blog... :)

5 comentários:

  1. Que delícia, vou aí comer esse pão. Adorei.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Uau!!!!!! mostrar o pão sem contar a receita é crime!! ficou lindo , e deve estar cheiroso com tanta canela. Um beijo Da Eliane.

    ResponderExcluir
  3. Que aspecto delicioso!! Ainda por cima com canela, yumiii!! Uma fatia de pão e uma caneca de café acabado de fazer fariam uma combinação perfeita.
    Beijinho enorme

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha visto esse pão, fica bem bonito, imagina se eu não vou fazer....adoro!
    Nem me fale mais frio..acertou comprei passagem para Itacaré lá na Bahia, férias do marido vamos aproveitar!

    Não sei se o clima da praia daqui ameniza as dores ...vou precisar testar.

    Antes era só artrose, agora tem osteoartrite, mais complicado de tratar, todas doenças que não toleram frio.

    Mas vamos levando ..se eu fosse mais jovem ia me aventurar, mas agora já é tarde.

    Mal posso fazer uma caminhada , adorava e agora fico triste por não fazer, e minhas arteirices...parei, chorei, cansei...agora só vejo filmes kkkkkkkk Mas lá no mato eu abuso um pouco adoro plantar e fuçar.

    vamo que vamo bjssss amiga!

    ResponderExcluir
  5. Parece delicioso, fiquei com água na boca Tiane?!!!


    ResponderExcluir