sábado, 9 de março de 2019

Um Projeto por Mês - Cogumelos de Papel Maché

Eu sei! Eu sei... não estamos na última sexta-feira do mês, e não publiquei nenhum projeto em janeiro, ou fevereiro mas, nunca é tarde, né?! E, como a Bruxinha também não conseguiu publicar nada, porque está atarefada por demais, tapando o sol com a peneira, ou limpando a sujeira que os outros deixam... explicando: a Bruxinha se entregou de corpo e alma na causa dos animais abandonados e o pouco tempo que tinha, ficou menor  ainda. Por isso, acho que cabe a nós, mantermos o Projeto criado por ela, e que nos faz tanto bem, não é não?! Afinal, as maiores beneficiadas somos nós! Por isso, de novo, resolvi postar o projeto que comecei em fevereiro e só não consegui publicar na última sexta daquele mês, porque sou atrapalhada por demais, e não tinha pintado meus cogumelos, ainda. 
Como falei, comecei este projeto em fevereiro, atropelando os demais que estão empoeirados e engavetados há anos mas, o desejo de trabalhar com papel maché é muito antigo, mas muito antigo mesmo! 
 Como alguns devem saber, moramos num sítio que só tem coleta de lixo aos sábados, e é o lixo sujo. A nossa Maquiné City não tem coleta de lixo seco. Leonardo e eu separamos todo o nosso lixo e grande parte do lixo seco, a gente leva para Porto Alegre. Latinhas, papelão, garrafas pet e outros plásticos, a gente entrega para um senhorzinho que cata lixo em Maquiné, o único reciclador que tem na cidade e mal visto por parte dos moradores.
Em algum momento, eu li, ou ouvi alguma coisa que, parte do lixo que juntamos para a reciclagem, não pode ser aproveitado porque chega sem condições para tal, ou porque molha, ou porque amassa, não lembro bem. Até quero ir atrás desta informação para esclarecer melhor mas, o fato é que, depois que isso entrou na minha cabeça, não lembro como, comecei a juntar os papéis direitinho, dentro de sacos plásticos para não molhar, e lá pelas tantas, resolvi ficar com estes papéis para fazer papel, que é muito fácil! Não fiz os papéis, ainda mas, o Pinterest (sempre o Pinterest...) me apresentou papel-maché feito com outros tipos de papéis, que não o papel higiênico. Sempre achei um desperdício, usar papel higiênico para fazer papel-maché por isso, nunca tinha feito. Agora, Estou "matando *dois coelhos com uma caixa d'água só" (*dois coelhos com uma cajadada só!) Pobres coelhos!  
 Piquei os papéis o mais picadinho possível! 
Uma boa atividade para fazer enquanto assiste algo na TV!
Coloquei água e deixei de um dia para outro. Se forem procurar na internet, dizem que pode deixar uma hora, algumas horinhas mas, eu deixei de um dia para o outro.
Na internet, recomendam bater a meleca no liquidificador. Resolvi inovar e peguei um pedaço de madeira, e fiz como se estivesse lavando roupa, esfregando a meleca na tábua. Desmanchou mas, da próxima vez, vou usar o liquidificador.
 Eu dei uma boa pesquisada antes de me aventurar e, algumas fontes, recomendam misturar o papel picado e molhado com cola, outras fontes ensinam a fazer, tipo um mingau com farinha de trigo, que serve de cola. Achei bem interessante e resolvi tentar. Até acho que dá mas, deixei o meu mingau muito mole e não tava dando liga.
Outro erro meu: não espremi o suficiente o papel! Eu só apertei o papel no coador e aí... 
... misturei o papel picado meio úmido, com o mingau meio mole... 
... obviamente, não deu liga! 
Comecei a colocar cola. Fui colocando cola, colocando cola e... colou! 
Este foi o meu primeiro cogumelo!
Este é da natureza e do Recanto! :) 
 Estas foram as primeiras peças que fiz, três cogumelos e três coisas que explico o que serão numa outra oportunidade. Só tenho a dizer agora, que estas outras peças misteriosas já renderam muitas risadas!
 Mais cogumelos do Recanto! Amo eles!
 No dia seguinte, foram secar ao sol. 
 E também no dia seguinte, peguei o que sobrou de papel e o que sobrou do tal mingau, que estava mais durinho, e fiz outra massa. Desta vez, espremi o papel num pano, como se faz com queijo. Notem, que ficou a marca do pano na massa de papel! 
 Aí, foi tranquilo! Ainda tinha uns pedacinhos de papel maiores, que fui tirando a medida em que eles iam aparecendo. Não usei cola nesta massa, só o mingau.
 Fiz dois corações, mais um cogumelo e testei modelar numa forminha de bombom, que não deu certo... mas, teste é teste! 
Tudo secando ao sol por vários dias! Acho que foram uns cinco dias secando.
 E mais uns dias parados, por falta de tempo e excesso de desorganização, até ganharem cor!
 Podem dizer que estão horríveis mas, eu me apaixonei pelos meus cogumelos!!!!
 Não sei o que vou fazer com eles mas, quero fazer mais!
Infelizmente, não dá para colocá-los em vasos pois, não podem molhar.
Acho que o meu Dunga também gostou deles, já que deu uma de Zara Piq Piq e se meteu na foto. Ele nunca gostou de tirar de foto!!! Sempre se encolhe quando aponto a máquina ou o celular para ele! 
E este foi o meu projeto do mês! Qual mês? Tanto faz! O importante é a gente fazer alguma coisa, né?!
E já convoco as amigas do Projeto do Mês para voltarmos aqui, na última sexta-feira de março, que será dia 29, para apresentarmos as nossas invenções! Vamos lá gente! Não vamos desanimar! Daqui a pouco a Bruxinha volta voando na vassoura dela e vai ver o quanto a gente gosta desta brincadeira! 
Vou postar abaixo, quem fez algum projeto em janeiro e/ou fevereiro, atualizando sempre!
Bjinhos e até 29 de março!

Eliane com Meu Dinky Baby
Lícia com Blusa e conjunto de cestinhos com pano de prato

3 comentários:

  1. Oi Tiane!!! sei como vc ta se sentindo!!!!
    Tambem amo o blog mas cada dia esta mais difícil sobrar tempo e quando sobra cade que tenho animo.
    A Bruxa então esta cada dia mais atarefada. Eu por mim vou continuar a postar e o do dia 29 ja esta pronto num post programado. Fiz um projeto pra fevereiro mas na hora de postar quem disse que achei tempo rsrsrsrr mês curto meu amado fevereiro. Vamos continuar sim postando e tentando reunir os participantes.Gostei dos cogumelos agora so faltam os duendes pra montar um cenário encantado. Tambem gosto de vir aqui conversar. A e tem mais uma tenho na porta da geladeira um bando de cachorros de Maquine por vc conhece? rsrsrsr. Um beijo e até o proximo post.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tiane, fiquei triste com o fim do projeto e adorei sua iniciativa, aliás seu projeto ficou lindo, se esse mês eu terminar algum projeto, vou postar também. Um xeru!

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Tiane, sempre tive vontade também de fazer papel machê,já comprei revistas, fiz pesquisas,mas nunca fiz. Os cogumelos ficaram fofos. O mês passado até fiz projeto,mas não vi ninguém participando então não postei. Para esse mês já tenho pronto, então vou postar no dia 29 também. Te aviso. Beijos.

    ResponderExcluir