sexta-feira, 5 de junho de 2020

Aves do Recanto


Hoje é sexta-feira. Na quarta-feira recebi mais uma visitinha dentro de casa. 
Foi muito engraçado porque a visita entrou sem fazer barulho, fui pegar alguma coisa e vi o bichinho em cima do forninho elétrico.
E ele me viu e continuou quietinho. Não sei há quanto tempo ele estava ali, mas não parecia nervoso como eles ficam normalmente. Abri todas as portas e janelas da casa e fui tentar pegá-lo. Ele voou para o mezanino, pousou, cheguei bem pertinho dele, quase peguei mas deixei escapar. Ele pousou numa viga alta, dei um tempo até que ele desceu e pousou em cima de uma armário da cozinha. Peguei a escada mais alta, um baldinho e uma tampa e consegui pegá-lo.
Fui até a varanda e abri o baldinho para ele sair mas, quem disse que ele saiu??? 
Ao contrário do que imaginei, que sairia voando esbaforido como a maioria dos outros, ele ficou pousadinho na tampa, me olhando. Comecei a conversar com ele, que continuou me olhando, e nossa conversinha deve ter durado um minuto, até que ele disse que tinha mais o que fazer e voou para uma árvore em frente.
A árvore não é tão pertinho e, ainda bem que eu consegui acompanhar o voo, peguei a máquina de novo e dei um zoom.
Lá estava ele, aparentemente calminho, olhando a paisagem.
Pena, que não virou de frente para eu poder fotografá-lo. Procurei no nosso livro de aves e não achei. Apelei para o nosso amigo Walter, conhecedor de aves, que disse se tratar de uma Ferro-velho, ou chincharra. Voltei para o nosso livro e aí sim, achei como chincharra e no livro diz que esta espécie possui um acentuado dimorfismo sexual, ou seja, machos e fêmeas diferem bastante. Se olharem no link da fonte Wikiaves , verão quantas fotos diferentes têm, desta mesma espécie.
Então, este é o chincharra, também conhecido por ferro-velho.



E hoje, uma sexta-feira chuvosa, estava eu dentro de casa pela manhã, quando escutei um canto diferente. Peguei a máquina e corri para a varanda. 
 Visualizei esta coisa fofa aqui, e pensei, "ah! Agora eu sei quem é! É o tal chincharra! Bem parecido com o outro mas com as cores diferentes por causa do dimorfismo... " Fué, fué, fué, fué fuééééé...
 Mandei a foto para o Walter e a resposta foi a seguinte: "é o Gaturamo-verdadeiro. Mesma família e mesmo gênero do ferro-velho (chincharra) mas outra espécie." Gaturamo-verdadeiro Fonte: Wikiaves 
Conclusão: é mais fácil conhecer raças de cachorro que espécies de aves mas, vou continuar sendo uma eterna admiradora de aves e eterna aprendiz conhecedora.

10 comentários:

  1. Que amor de visita e depois esse lindo avistado! Também adoro os pássaros em liberdade ,mesmo sem seus nomes saber,rs...beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Tiane, tem coisa mais prazerosa do que um pássaro entrar sorrateiro e ali ficar, eu amo qdo isso acontece aqui, dias atrás foi um beija flor, acredite sentou na minha cabeça, meu filho pegou nas mãos ...mas foi mto rápido.
    Não vejo os dias passarem de tanto que foco em pássaros borboletas e plantas.
    Graças a Deus que os dias não estão tão ruins,
    ( por enquanto) Se cuida minha amiga. bjssssss

    ResponderExcluir
  3. Olá Tiane!
    lindo pássaro com essas cores! Amo passarinhos, tenho casinhas para eles em todo lugar, mas eles fazem o ninho em outro lugar. Este ano eles ocuparam quase todas as casinhas!
    Beijinhos. Se cuidem

    ResponderExcluir
  4. hahaha parece eu! Duas coisas que eu queria ser mais conhecedora: pássaros e constelações.

    ResponderExcluir
  5. Rãs, pássaros...está visto! A bicharada gosta de si!

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. This is a beautiful bird visiting story with a happy ending !
    Greetings

    ResponderExcluir