terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Hora da terapia

Minha rotina com a bicharada pode mudar um pouco, com relação a horários mas pouco muda no que se refere a ordem das atividades. 
Todo final de tarde, vou na beira do rio. Tudo começou quando comecei a dar milho para a Estrela, quando nem era nossa ainda, o que atraiu os passarinhos. Então, comecei a colocar uma porção de milho para os passarinhos. Um belo dia fui lavar o balde de água da Estrela no rio, e os lambaris também gostaram do milho que tinha no balde. Passei a tratar a Estrela, os passarinhos e os peixes. :) 
Ver o passaredo sempre foi uma terapia para mim e tratar os peixes passou a fazer parte desta terapia. Peixes transmitem uma sensação de tranquilidade muito grande! Quem nunca ficou parado na frente de um aquário, meio paralisado? Pois eu tenho um baita aquário! 
E um baita viveiro de aves! Um viveiro aberto!
Agora, a hora de descer até a beira do rio para tratar esta bicharada, se transformou na minha hora da terapia. Se tenho tempo, demoro um tempão lá embaixo, tratando e fotografando. Tem dias que é muito corrido e não consigo curtir muito. Tem dias que o clima não ajuda. Tem dias que esqueço a máquina.
Na semana passada, vi uma ave que nunca tinha visto por ali mas estava chuviscando e desci sem a máquina fotográfica. No dia seguinte, fui munida de máquina e tempo, mas o bichinho não apareceu. E não vi nenhum outro pássaro ou ave. Nem uma garça, que sempre tem alguma! Quando estava desistindo e murmurei com meus botões, "mas não vai ter uma fotinho sequer???", vi um Chopim-do-brejo pousado nuns galhos secos. Dei um zoom  e comecei a focar. Minha máquina está com problemas no foco, por isso, demoro muito para conseguir tirar uma foto. Isso, quando o bicho não desiste e vai embora... mas este Chopim ficou um bom tempinho ali! Coça daqui, coça dali, eu tentando focar... não consegui muito bem... mas saíram algumas fotinhos dele. 
Apesar de ser comum por aqui, não é sempre que ele aparece e, normalmente anda em bandos
"Quando o bando muda para outro local, costumam cantar em vôo. Vivem nos brejos, nas várzeas com capim alto, quase sempre em bandos."
Fonte: Wikiaves

Já contente com as fotos do Chopim-do-brejo, olhei ao longe e avistei algo que adoro, que são as aves se movendo aos bandos, fazendo aquele lindo balé no céu! 
Elas passam muito longe, mas sempre é bonito de acompanhar!
Para finalizar, ouvi um som metálico diferente. À princípio, achei que fosse alguma galinha ou pato do vizinho (volta e meia eles aparecem com alguma penosa diferente e, como não entendo nada de penosas e cia...) mas, prestando mais atenção no som, percebi que não se tratava de um animal doméstico. Custei a encontrar o bichinho mas achei em uma árvore no terreno ao lado, um Pica-pau-do-campo.
Já vi muitos Pica-paus-branco, que costumam ficar aqui pelo Recanto. Apesar do Pica-pau-do-campo ser bem comum, não vejo com muita frequência na área do Recanto, ainda mais na beira do rio. Vejo eles mais fácil, no outro lado da estradinha, nos campos onde fica o pobre gado. 
Para quem estava saindo cabisbaixo, sem registro fotográfico algum, me dei bem! A qualidade das fotos não ficaram boas mas, o que vale é o registro.
Para saber mais sobre o Pica-pau-do-campo, basta acessar o wikiaves aqui.

19 comentários:

  1. Que lindos!
    Sobre o ôfuro cxdágua aqui quem mais usa é o Rafael kkkk mas tem usado bastante com esse calor k está muito quente né? termômetro essa semana marcou 45G; e no inverno é aquele frio; tem que ter saúde!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. These yellow belly birds are really beautiful!
    Thank you for the nice words on my blog!
    Best regards and good health and happiness in the New Year 20121!
    Greetings

    ResponderExcluir
  3. Oi Tiane... Não sei se já te disse alguma vez que o meu primeiro contato quando criança com o mundo exterior a minha primeira amiga na vida eu a chamava de Tiane k;

    Então... Não sei se foi uma pergunta... do post de dezembro de 2020 mas sim a xícara é para os passarinhos menores beberem água;
    Obrigada pela sua presença...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Tiane
    Lindos pássaros, a natureza revela a beleza do Criador. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tiane!
    Adorei as tuas fotos de passarinhos, eu também coloco comida para eles agora no inverno.
    Espero que todos estejam bem por ahi, aqui estamos passando um tempo complicado com a pandemia do Covid, Cuiden-se muito! Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Such a gorgeous little bird, love the yellow.
    Amalia
    xo

    ResponderExcluir
  7. Um verdadeiro refúgio! Uma benção! Tuas fotos "mal" feitas são o máximo para mim. Que continues abençoada com este teu recanto tão cheio de vida!

    ResponderExcluir
  8. Oi Tiane, maravilha de passeio...lindos pássaros. Aqui estão dando uma sumida talvez seja a época, vem alguns ainda no comedouro. Se cuidem bjsss

    ResponderExcluir
  9. You will find a lot of approaches after visiting your post, 카지노


    ResponderExcluir