sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Casinhas para as corruíras

Casinhas esperando pela pintura definitiva.

 Meu personal marceneiro e namorado Leonardo, aproveitou umas sobras de compensado que estavam dando sopa no Recanto e fez quatro casinhas para passarinhos. Ele construiu as casinhas e pintou com uma tinta base branca para depois pintarmos com cores. Decidimos que duas seriam coloridas com cores simples e outras duas com pintura artística. Leonardo é muito bom nisso! 
Estivemos no Recanto esta semana e aconteceu que, precisamos disponibilizar as casinhas antes da pintura definitiva, pois um casal de corruíras estava fazendo seu ninho em cima da porta do galpão, uma porta de correr, e a cada movimento que fazíamos nela, os galhinhos que o casal trazia para montar o ninho, caiam no chão. 
 Leonardo fixou uma das casinhas bem pertinho de onde elas estavam montando o ninho na porta, mas numa madeira fixa, e ficamos torcendo para que o casal percebesse o risco e mudassem para a casinha. Isso aconteceu na terça-feira, no final da manhã, e ficamos cuidando e torcendo pela mudança.
Na quarta de manhã, logo depois do café, estava eu arrumando a cozinha quando flagrei a duplinha entrando na casinha com os galhinhos na boca. Chamei Leonardo para ver e nos impressionou o ritmo do trabalho dela. Eles não paravam! Subiam com galhinhos no bico, clocavam dentro da casinha e desciam rapidamente para pegar mais. Leonardo comentou que eles devem estar com pressa, já que tiveram que abortar uma missão e recomeçar uma nova construção.
 Entrando com galhos.
 Saindo para buscar mais.
 E assim foi o dia todo! Um entra e sai sem parar! Queridos!
Leonardo achou melhor distribuir as outras casinhas logo, caso outros casais de corruíras ou algum outro passarinho, estejam em busca da sua casa própria. Foram todas branquinhas mas as próximas serão coloridas.
Às vezes o galho é um pouco maior que a porta...

Um comentário:

  1. Pelo visto lidamos com os "sem ninhos" da mesma forma... Os passarinhos daqui não gostaram da casinha decorada, igual a esta, que colocamos. Será que é porque a nossa não é fixa (ela balança) ou é porque tem janelinhas nas laterais também (muito ventilada)?
    Daqui ha uns 15 dias terão bebês por aí ! Que legal!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderExcluir