quarta-feira, 8 de julho de 2015

Gulodices de Inverno

 O frio chegou e o ponteiro da balança começou a subir. Em menos de uma semana, a comilança extrapolou no Recanto.
Tudo começou na quinta passada, com uma Torta Holandesa que eu namorava há meses. Vi a receita no jornal, que perdi, mas procurei na internet, onde encontrei várias versões e escolhi uma base de biscoitos Nesfit, laterais com biscoitos Calipso, um recheio com sorvete, nata e açúcar, e cobertura de ganache de chocolate.
 A minha Holandesa ficou com a cobertura muito dura e o recheio de sorvete derretendo, mesmo com o friozinho que anda fazendo por aqui.
 A Torta Holandesa foi feita para uma confraternização na família do Leonardo, onde comemoramos a aposentadoria da Betina, irmã dele.
Eu não sou muito chegada em sobremesas com muito chocolate, fiquei namorando ela porque sabia que era do gosto do Leonardo e, mesmo com este pequeno probleminha de consistência, foi aprovada pela família dele, inclusive, Pelo Trumbico!
 A comilança continuou hoje, um dia "nháca", como costumo chamar um dia frio e chuvoso. 
Há tempos também, queria fazer o rocambole de doce-de-leite, que fazia para os meus sobrinhos e fiz algumas poucas vezes para o Leonardo, que me cobrava com alguma frequência.
Pedi que ele fotografasse, enquanto eu peneirava o açúcar de confeiteiro por cima.
 Adoro fazer ele, é muito fácil, mas não fazia porque estava sem batedeira. Em Porto Alegre a voltagem é 110 e aqui, 220 logo, não pude trazer muitas coisas de lá, inclusive a batedeira, até que a minha irmã mandou a batedeira velhinha dela, com o transformador. Que maravilha!
 Adoro esta ponta sequinha!
 E para finalizar, fiz hoje, o que era para ter feito no domingo, mas deu preguiça: a noite árabe com falafel e homus.
 O grão de bico ficou de molho, de domingo até hoje, já estava até brotando! 
Não tinha coentro, que ia nas duas receitas mas ficou tudo muito bom sem ele mesmo! Achei que o homus, feito com o grão de bico cozido, não tinha dado certo mas ficou muito saboroso, e o falafel, feito com o grão de bico cru,  é muito legal de fazer, apesar de ser chatinho para bater no liquidificador.
 É só bater tudo no liquidificador, fazer bolinhas, fritar, pingar umas gotinhas de limão e comer!
 Nham! Nham! Fica bem sequinho, achei impressionante ver, no que se transforma uma massa de grão de bico cru! Para acompanhar, fiz Chapati, que achei muito divertido! O Chapati é um pão indiano, muito simples e fácil de fazer, pois é assado na frigideira e para finalizar, pode-se colocá-lo direto no fogo do fogão. Fica sensacional para comer com o Homus, ou caponata de beringela e guacamole!
Vai um pouquinho de comilança aí?

5 comentários:

  1. Jesus quanta coisa acho que engordei só de olhar!!
    O trumbico é esperto!!! MAs vc sabe que chocolate faz mal pros Patudos né, eu quase matei um guloso aqui em casa não sabia que fazia mal.
    Fiquei com vontade do rocambole vc da a receita?
    Um beijo da eliane.

    ResponderExcluir
  2. Jesus que tantas delicia. Também estou engordando com esse frio agente só fica na cozinha fazendo coisa boa. Quero a receitas, adorei e bolinho por ultimo que tu fez. Tadinho do cachorro, aqui a nossa também fica alucinada quando vê doces, ela sente o cheiro de longe e fica olhando e babando. hahaha
    Bjos tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus Tiane, esse post foi uma 'judiação" há essa hora da noite, hahaha
    Eu amo Torta Holandesa, nunca fiz, mas como muito, rs. A sua ficou muito linda, porque primeiro a gente come com os olhos, né?! rs
    Eu percebi que aqui em casa também estamos comendo mais e eu também culpo o frio que anda fazendo!
    Fico só imaginando como vamos estar no final do inverno, hahaha
    Bjs e um ótimo final de semana pra vcs.

    ResponderExcluir
  4. Menina, mas que cozinheira de mão cheia que você é!!

    Fiquei aqui morrendo de amores pelo seu rocambole.

    Minha última tentativa foi novamente um desastre...o racambole partiu...já tentei 2 vezes...falei que não faço mais...kkkk...

    Nunca essa comidinha árabe...parece deliciosa, pois adoro grão de bico...

    nhammmmm....

    (engordei só de olhar...sua mesa cheia de gordices...kkkkk)

    beijinhos, Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir