quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Tecelão no Recanto

 Estava eu dentro de casa, no último domingo, quando ouvi um canto diferente vindo da rua. Olhei pela porta e encontrei esta bela ave no pé de goiabeira, bem próximo do comedouro dos pássaros. 
Resolvi fotografá-lo primeiro, de dentro de casa mesmo, com a tela de mosquitos na frente, pois temia que ele se assustasse com a porta se abrindo e saísse voando. Consegui estas duas fotos, que recortei para tirar o verde de volta e fixar nele. Ainda bem, que tirei estas duas de dentro de casa, pois ao abrir a porta, o Dunga latiu e o Tecelão saiu voando.
Assim que tirei a foto, mandei-a para o amigo Walter, grande conhecedor de aves, e peguei o nosso guia de aves brasileiras para tentar identificar o novo visitante. Não cheguei a nenhuma conclusão, pois o que eu achava parecido, ou não era da nossa região, ou costumava andar em bandos, e o meu estava sozinho. Não demorou para o Walter responder que se tratava do Tecelão, cujo ninho parece uma bolsa, feita com crina vegetal preta e tecido com a precisão de uma máquina, segundo o Wikiaves. Impressionante o ninho! 
Lendo o Wikiaves, descobri que ele também é conhecido como Soldado, Sargento ou Melro e só então, encontrei o Tecelão no meu guia, com o nome de Soldado e nenhum outro. Preciso de um guia de aves mais completo!

4 comentários:

  1. Tiane,
    Que passarinho mais bonito,com esse amarelo nas asas.Deus é maravilhoso com toda sua obra.Você mora mesmo no paraíso.Desejo,um Feliz 2016, cheio de amor e paz, com muitas bençãos prá você e sua família.
    Besitos

    ResponderExcluir
  2. Parece o da minha tatuagem haha
    É tão bom esse contato com a natureza hein? Ótimo ano pra você e sua família, dá um cheiro nos bichinhos por mim s2

    ResponderExcluir
  3. Que lindo e ai no lugar que tu moras deve ter uma infinidade de pássaros lindos. Aqui temos canário e cardial. Agora apareceu umas caturrita.
    Bjos feliz 2016 que este novo ano seja de muitas alegrias.

    ResponderExcluir
  4. Uau! Que lindo ele!
    Esta mania de olhar pássaros é viciante, não é? chega devagarinho e quando a gente vê está por conta deles.
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderExcluir