terça-feira, 16 de agosto de 2016

Remadinha do dia dos pais

  Como eu abracei o meu pai no sábado e Leonardo abraçará o dele durante a semana, passamos o dia dos pais em casa, num típico e tranquilo domingo caseiro. Pensamos em fazer uma caminhada, mas acordamos tarde então, decidimos por uma remadinha no final da tarde, como diz o Leonardo, no "quintal de casa".
O dia estava quente e ensolarado. O final de tarde estava muito tranquilo com as águas do rio e da lagoa bem calminhas, como eu gosto!
Remamos direto para a foz do rio Maquiné, onde vimos um pequeno bando de Colhereiros no céu. Leonardo percebeu que duas aves pousaram na beira da lagoa e paramos para fotografá-las.
Lindas!!

Percebemos que a coloração dos dois estava diferente e achamos que poderia ser um casal, mas, pesquisando no Wikiaves, encontrei o seguinte:
"Não há distinção entre a plumagem do macho e da fêmea.
Os juvenis apresentam a plumagem da cabeça branca e o resto do corpo com penas na cor rosa mais claro que no indivíduo adulto."
O nome Colhereiro significa "bico em forma de colher".
"Peneira a água, sacudindo o bico à procura de alimento, dentre eles peixes, pequenos anfíbios, insetos, camarões, moluscos e crustáceos. A presença de algumas substâncias nestes itens alimentares, chamadas carotenóides, dão uma coloração rosada ao colhereiro, que se torna mais intensa na época reprodutiva."
Que bom poder ver animais assim, livres na natureza!


 Na lagoa ainda, tentei alinhar o meu caiaque e o do Leonardo, com o sol, mas não consegui.
 Mesmo desalinhado, as tentativas renderam belas imagens.
 Adentramos bem pouco na lagoa e voltamos em seguida, porque eu queria assistir o pôr do sol do rio e também, não queria chegar de noite em casa, pois ainda tinha que alimentar a bicharada.
Na volta, a água, na foz do rio estava mais calma ainda!
O céu na água!
A dança da água!
Um espelho!
Eu, os morros, o rio, o fim de tarde e o bico do caiaque do Leonardo clicados pelo Leonardo.
Que maravilha de final de tarde!


 Já no Recanto, fechando com chave de ouro!
 Foi uma remadinha curta, mas, mágica! Fiquei com a alma leve e coração alegre!

7 comentários:

  1. Nossa!!! Amiga que passeio maravilhoso, que fotos maravilhosas, é realmente um privilégio poder desfrutar da natureza assim. Um xeru!

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!
    Adorei suas fotos.
    Acho perfeito quando a calmaria das águas dá esse efeito de espelhar o que está sob a superfície.

    Abraço
    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com
    cartashoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Conheci teu blog há pouco, procurando sobre o poço de andorinhas. Estou viciado nele, lendo tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Ricardo! A intenção inicial do blog era essa, compartilhar informações sobre os lugares por onde passei, mas não estou conseguindo fazer tantas aventuras quanto gostaria, por isso, digo que é um blog com crise d identidade. rererere
      Obrigada pela visita!
      Abraços!
      Tiane

      Excluir
    2. Tiane, veraneio em Balneário Atlântico ao lado de Rondinha. Creio que também estou passando por uma crise de identidade, estou considerando mudar-me para o interior.

      Excluir
  4. É um quintal abençoado!!!
    Eu vendo e suspirando... as fotos estão lindas. Que céu, que águas...
    É um lugarzinho muito bom pra se viver, por isso não desisto do meu sonho de encontrar um recanto assim pra mim, no meio do nada e cercado por natureza...

    Quanto às aranhas, tá vendo como assustam? Não dá pra ficar perto delas sem gritar rs. Detesto ter que matar, mas como posso colocar um bicho desses pra fora? O jeito é recorrer aos repelentes para que não entrem.

    Sexta taí e vamos prosseguindo...

    Abraços pra vc e Leonardo e lambeijos na tropinha toda.
    Feliz dia.

    ResponderExcluir
  5. Menina, que imagens mais bonitas! Que sítio privilegiado esse onde vocês moram. Ultimamente tenho sentido um forte apelo pela água. E então vou, quando posso, ao rio, apreciar a paisagem e sentir a paz... Bom demais!

    ResponderExcluir