sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Um Projeto por Mês - Pirografando uma cuia para o pai

Mais uma vez, nada de velho no Projeto do Mês! Não estou conseguindo desengavetar meus trabalhos inacabados, que não são poucos, e mal consigo fazer alguma coisa nova. 
O projeto deste mês foi feito em menos de duas horas mas, todo o projeto levou quase dois meses, pois foi idealizado em meados de junho e finalizado no dia dos pais. 
Nós, gaúchos, temos o hábito de tomar chimarrão e alguns gaúchos, como meu pai, têm uma verdadeira coleção de cuias e bombas. A cuia é onde vai a erva e a água, e a bomba é por onde sugamos o mate. Hoje em dia, existem cuias de outros materiais como vidro e porcelana mas, a maioria, seguindo a tradição, são feitas a partir do porongo, ou cabaça.  Então, resolvi aumentar a coleção de cuias do pai e presenteá-lo no dia dos pais com uma cuia personalizada e pirografada. A ideia inicial era pagar para uma pessoa fazer a pirogravura mas, Leonardo sugeriu que eu mesma o fizesse, já que ele tinha um pirógrafo. No começo, relutei um tanto, pois achava que eu não conseguiria fazer. 
Então, Leonardo pegou o pirógrafo e fizemos alguns testes.
Eu comecei testando num pedaço de madeira, fazendo rabiscos e escrevendo a frase que queria gravar na cuia.
Leonardo, talentoso como ele só, pegou a cuia dele e arrasou!
Eu fiz mais alguns testes infantis em pedaços de madeira, gravando a data e o local onde a cuia seria entregue e comprei uma cuia bem baratinha, para fazer um teste mais sério. Pirografar na cuia é mais complicadinho porque ela é arredondada e muito lisa!
Esta foi a minha primeira pirogravura em cuia. Tudo torto!
Escrevi outra frase do outro lado.
Ah, já ia esquecendo de contar que o pirógrafo que o Leonardo tinha, estragou quando fui testar na cuia teste. Era um pirógrafo bem simples! Achei que não ia mais presentear o pai com a cuia personalizada mas, Leonardo resolveu comprar um pirógrafo melhor.
E comprou! O teste na cuia teste já foi feito com o pirógrafo novo. 
O dia dos pais foi no domingo, 12 de agosto e a mãe faz aniversário dia 13. O pai não dá importância para datas comemorativas e combinamos de comemorar o aniversário da mãe na deliciosa Fluss Haus, na segunda. 
Fui pirografar a cuia no domingo de noite e foi mais fácil do que eu pensei. Escrevi com lápis antes e depois com o pirógrafo. 
(olha eu, de óculos de vózinha!!!!)
Gostei do resultado final, considerando que eu achava que não conseguiria fazer nada!
"Para o mundo tu és um pai mas, para nós, tu és o mundo!"
Na segunda, na Fluss Haus, eu entreguei a cuia e a minha irmã entregou uma bomba com o sobrenome gravado. 
Infelizmente, meu irmão e minha cunhada não puderam ir. Já fiz uma postagem sobre a Fluss Haus aqui, e pretendo fazer outra com as fotos deste dia maravilhoso!
Na foto estão, sentados: meu sobrinho, meu pai, mamis e minha sobrinha. E em pé, minha irmã, cunhado, Leonardo e eu. 
E entre um mate e outro, a gente vai levando a vida por aqui e eu fiz esta postagem, que faz parte da brincadeira proposta pela nossa querida e boa Bruxinha Márcia, do blog Poções de Arte. Para participar ou conhecer a história do Giggio, o cachorrinho que a Bruxinha salvou, é só voar lá no blog da Bruxa.

E entre um mate e outro, vou ver o que o pessoal andou aprontando este mês e atualizando aqui embaixo, "devagarito no más"!
Bom findi e bom chimas!

- Bruxa com Projeto com Giggio 

5 comentários:

  1. Tiane, que ideia linda essa! Teu pai deve ter adorado e tudo que é feito com as nossas mãos tem mais valor como presente! Lindo demais e as fotos ficaram tri!!! beijos, lindo SETEMBRO! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!
    Vc sabe que nunca consegui tomar mate nessa bomba? rsrs. Já tentei mas acho que é algum problema mental ou de coordenação mesmo rsrs.
    Adorei a sua ideia!
    Só usei pirógrafo quando criança, na escola, mas com o olhar atento das profas. Acho muito bonita essa arte e tem atraído muitas pessoas, vc percebeu?
    Gostei do seu presente e gostei da reunião familiar, tão especial! Que Deus abençoe cada um de vocês.

    Obrigada pelo carinho com o Giggio. Ele está se recuperando gradativamente. A vet falou que serão uns 15 dias para a pele começar a fechar naquele local. Ele ainda não está andando com a patinha, mas já está apoiando. É um lindo e muito grato. Hj de manhã estava conversando isso com o Silas. Ele é tão carinhoso, parece q toda hora chega perto para dizer "obrigada por me deixar ficar aqui!".
    Sim, é um trabalho de formiguinha, mas estou feliz por fazermos a diferença de pouquinho né?
    Quarta-feira agora, faremos uma palestra numa grande empresa e aos poucos, nosso Projeto vem ganhando forma. Levamos a conscientização esperando plantar sementes no coração humano.

    Atualizando agora. Obrigada por participar novamente.

    Abraços esmagadores e dias felizes.
    Lambeijos pra tropa toda.

    ResponderExcluir
  3. Quanta coisa aconteceu por aqui minha amiga!!!! eu andei afastada trabalhando pra variar!!!! mas sempre que posso venho ver as coisas por aqui. rsrsrsrsr seu Povo de 4 patas ta cada dia mais lindo mas tenho carinho especial em saber do Tombinho e da Estrela.
    Quando eu era menina na escola faziamos umas artes com pirografo. Eu adorava. o cheiro da madeira queimada!
    Teu pai deve ter adorado o presente!! Vou levar seu link e volto mais tarde pra ler tudo com calma. um beijo grande da minha familia pra vc.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Thank you for your the visit!
    I did not found another contact, I hope it continues here!

    ResponderExcluir