quarta-feira, 13 de abril de 2016

Visita ilustre - A Gralha Azul

 Esta semana foi de chuva e mais chuva por aqui, mas não teve um dia, em que não recebi um presente da natureza! Um dia foi a Margarida Mexicana que floresceu, outro dia, um passarinho na janela, que postarei em breve, e ontem, recebi a visita desta belezura, uma gralha azul!
Primeira vez que vejo uma por aqui, aliás, primeira vez na vida que vejo uma gralha azul, ao vivo e tão azul assim, livre na natureza! 
Fui trocar a água do canil do Catatau quando ouvi um canto diferente. Procurei e vi algo em cima de uma palmeira. Vi que era uma ave diferente, mas não dava para ver do que se tratava.  Eu estava sem a máquina fotográfica, mas saquei o celular do bolso e resolvi filmar, pois estava muito longe para visualizar bem, mas algum entendido saberia identificar o bichinho pelo som. Saí do canil, bem devagarito, peguei a máquina dentro de casa, e procurei a ave, que trocou de árvores várias vezes. Só consegui esta foto acima, as duas são a mesma porém, a segunda está com recorte, aproximada.
Achei que ela estava fora do seu habitat, pois ela se alimenta de pinhão, ajudando a plantá-lo inclusive, pois costuma enterrar pinhões para comer mais tarde e eles acabam brotando. Mas no wikiAves diz que, " embora seja muito associada às florestas de araucárias, é muito mais comum em áreas de Mata Atlântica da planície litorânea." Moramos no litoral, mas a poucos quilômetros do que ainda resta de Mata Atlântica.
A Gralha-azul é um dos símbolos do estado do Paraná, "segundo a Lei Estadual n. 7957 de 1984, que a consagra como "ave símbolo" deste estado." Fonte: WikiAves
Abaixo (tomara que apareça o vídeo!), a gravação que fiz, ainda de dentro do canil. É super curto, mas dá pra ouvi-la e vê-la rapidamente. Ah, no WikiAves também diz, que "é uma ave muito inteligente e a sua comunicação é bastante complexa, constando de, pelo menos, 14 termos vocais (gritos) bem distintos e significantes." 
Êta, natureza linda esta!!!

5 comentários:

  1. Vim para conhecer e gostei! Vou seguir para não perder de vista :)
    Beijo.
    Tita

    ResponderExcluir
  2. Eita que privilégio!!! E vc conseguiu uma boa foto, que cor linda! O canto também (ouvi seu vídeo).
    Infelizmente com a destruição de tanta natureza, essas belezuras saem pelo mundo, muitas vezes ficando longe do seu habitat. Não sabia que era símbolo do PR.
    Percebi que o Catatau te deu sorte esta semana, afinal a margarida estava lá dentro também, né?
    Manda chuva pra cá! O calor e a seca estão insuportáveis! Já vamos pra 1 mês de Outono e nada do friozinho tão adorado.

    Abraços esmagadores, lambeijos pra tropinha toda e feliz final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Morar no campo é assim, cada dia temos uma surpresa boa. Meus irmãos me chamavam de gralha. hahha
    Bjos tenha um ótimo início de semana.

    ResponderExcluir
  4. Sim, natureza muito bonita mesmo. Aí no Brasil vocês têm uma profusão de cor e forma fantásticos na fauna e na flora. Inimaginável ver uma ave dessas por aqui. Mas enfim, cada macaco no seu galho e por aqui também temos coisas muito bonitas :)) Beijos e continuação de muitas visitas dessas!

    ResponderExcluir
  5. Uau!!! Esta foi muito bacana, hem?
    Nunca tinha visto, só ouvi falar da história dos pinhões. Há até uma lenda a respeito ou estou caducando? Lembro vagamente, do tempo de criança na escola...
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderExcluir