O nosso clima aqui no sul, anda muito maluco! Batemos recorde de chuva em maio. Recorde de calor em junho. Em julho, finalmente chegou o frio, aliás, uma friáca daquelas! Até eu, que não lembro a última vez que fiquei gripada, peguei um resfriado nesta onda gelada! 

Neste último final de semana fez um calorzinho e na terça de noite começou a chuva, com direito a raios e trovoadas!
A foto acima foi tirada no começo da manhã de quarta. Me chamou a atenção, que todo o céu estava fechado e chovia na hora, mas lá no horizonte aparecia um clarão que, obviamente, não durou muito tempo e o céu fechou-se por completo e a chuva estacionou aqui em cima!
Sempre gostei de dias chuvosos mas sem vento. Ontem estava assim, aquela chuvinha calminha e constante.
E, de uns tempos para cá, descobri outra razão para gostar destas chuvinhas: fotografar pássaros!
Não sei se é impressão minha mas parece que os pássaros ficam mais calminhos em dias assim, mais parados talvez.
Este ano mudamos um dos comedores de lugar. Este comedor foi o primeiro que colocamos aqui, mas ficava perto da casinha, na parte baixa do terreno.
Como mudamos para a parte alta, trouxemos o comedor junto.
O passaredo não levou uma semana para achar o comedor no seu novo lugar. As rolinhas adoram!
Outras espécies também aparecem.
Não me canso de ficar observando eles.
Os asas-de-telhas são implicantes e não deixam os canarinhos e as rolinhas chegarem no comedor quando eles estão comendo.
Este canarinho tá conseguindo comer bem na beiradinha.
E este encontrou um inseto para o almoço!
E chove!
Vista da varanda para a estradinha e o Morro Maquiné, cercado pelas nuvens baixas.
E assim foi o dia todo!
No canteirinho da pequena horta, mais pássaros!
Um tico-tico!
E os canarinhos, tão fofos!
Pena que acabou a bateria da máquina e não consegui registrar outros que avistei mais tarde.