Mais um mês acabando, mais um projeto saindo do forno!
O meu projeto do mês saiu deste monte de sobras de madeiras de construção. Nesta foto, além da metida da Zara Piq Piq, que não pode ver uma máquina fotográfica que se mete na frente, aparece um projeto do meu projeto do mês e um projeto para a Segunda Natalina. Ah, pois é, já estou pensando no Natal, viu Michelle?!
Mas, enquanto o Natal não chega, vamos focar aqui. Na verdade, o meu projeto nasceu nesta foto de um dos maravilhosos trabalhos da Tatjana Tekovi'c, do Art Drops. Amo os trabalhos dela, com madeira ou pedras, tudo muito lindo e inspirador!
Eu sabia que o tipo de madeira que ela usa nos seus trabalhos era bem diferente do que eu tinha mas, quis tentar mesmo assim.
Depois que juntei as peças fiquei um bom tempo olhando para aqueles pedacinhos de madeira que eu tinha e não estava me animando, achando muita diferença entre as madeiras utilizadas pela Tatjna, que parecem ter sido trabalhadas pela água e pelo tempo, e os meus retíssimos pedaços, e resolvi dar uma lixadinha no que eu tinha. Pena, que não fotografei o projeto antes de lixar!
Nesta foto eu já havia lixado quase tudo, menos a vela esquerda.
E aqui, a vela lixada! Notam a diferença?
Achei que deu uma suavizada e tanto. Olhando assim, pensei em deixar só a madeira que seria o casco do barquinho, sem lixar pois, é a única madeira diferente, de eucalipto vermelho da chácara dos sogros, uma madeira super dura e de cor diferente das outras, que me lembrou o Pinguim, o primeiro veleirinho do Leonardo, um barco de madeira, o xodó dele, que está na casa de praia dos sogros. E aí, resolvi fazer uma surpresa para o Leonardo, enquadrando o Pinguim.
Este é o Pinguim, numa bela tarde em que Leonardo, eu, o sogro e mais uns amigos, passamos velejando e remando na Lagoa Itapeva, em 2010. Para ver mais sobre o Pinguim é só clicar aqui, aqui e aqui.
Mas mudei de ideia e resolvi lixar também, o casco do meu Pinguinzinho. Para me distrair um pouco da árdua tarefa de lixar um mísero e duríssimo pedaço de eucalipto vermelho, Tombinho trazia a bola para eu jogar longe para ele buscar, buscar e buscar... incansáveis vezes!
O passo seguinte foi pintar as velas e o mar. Adorei!
E já pendurei na parede. Adorei mas achava que tava faltando alguma coisa. Na foto que me inspirou, havia alguma outra coisa, não sei se era um sol, ou o que, mas eu não tinha nada redondo que combinasse. Revendo as fotos do Pinguim do Leonardo, vi que o nome do Pinguim é Tonto. Pinguim é o tipo de barco e Tonto é o nome do Pinguim do Leonardo.
Tal como o Pinguim Tonto, pintei o nome e a cidade no casco do meu, que viria a ser do Leonardo.
Mas ainda estava faltando alguma coisa na parte de cima e aí...

... estraguei o meu Pinguim, quer dizer, o meu Tonto. Tonta fui eu, quando inventei de escrever uma frase em cima e não calculei o espaço direito. Calcular, até calculei mas, o meu erro foi não ter testado a caneta na madeira antes e o espaço que tinha ficado legal com lápis, se tornou pequeno com a caneta. Estraguei o meu quadrinho e a frase do Amyr Klink...
Até, acho que ia ficar legal com uma frase em cima, mas ela não ficou bem distribuída como eu havia imaginado. Lamentável! Fica a lição!O Leonardo chega amanhã do plantão, vamos ver o que ele vai achar.
Vou ter que fazer outro para me redimir desse, o que não vai ser nenhum sacrifício pois, adorei a brincadeira de reaproveitar as sobras da obra.
O barquinho Tonto foi a minha participação do mês de setembro na brincadeira bem bolada da Bruxa Márcia, do blog Poções de Arte.
Esta brincadeira da Bruxa, além de nos incentivar a terminar aqueles trabalhinhos engavetados há meses e no meu caso, há anos, ou colocar em prática um projeto novo, como foi o meu caso desta vez, também propõe que durante o ano, pelo menos um projeto seja social.
Vou ser bem sincera e confessar que estou em falta com a sociedade. Não tenho feito nada para ajudar ninguém, pelo contrário, há anos que recebo ajuda de amigos e até, de desconhecidos, para manter a bicharada, castrações e tratamentos mas, isso acontecia mais, quando ainda morava em Porto Alegre engajada na causa e me entreguei de corpo, alma e cartão de crédito, achando que ia salvar o mundo. Acabei tendo que pedir socorro e também acabei fazendo muitos amigos, já que, muitos dos desconhecidos passaram a ser amigos.
Tentando não afundar mais (não pegar mais animais abandonados), praticamente fugi e vim me esconder no Recanto. Outra hora conto esta história direitinho senão, esta postagem vira uma enciclopédia. Tá, eu sei que já tá uma enciclopédia mas, aguenta só mais um pouquinho!
Ração doada por amigos na Remada de Inverno deste ano.
Bom, se a Bruxinha permitir, o meu projeto social terá como favorecido, ninguém mais, ninguém menos que... eu e os meus pulguentos! É que eu achei a ação tão linda, que acho, que cabe muito bem aqui!
Como alguns devem saber, há seis anos que organizamos a Remada de Inverno aqui no Recanto. A cada ano vem crescendo o número de participantes e este ano foram 44 remadores. Muitos são velhos amigos mas, novos amigos sempre surgem para participar.
Vocês acreditam, que o pessoal se organizou este ano e trouxe ração para a bicharada do Recanto? Foi muito legal! A medida que os remadores iam chegando, no final da remada, eles iam entregando a sua doação de ração, que estava guardadinha em seus carros e recebemos ração para os cães e para os gatos!
Pelo que fiquei sabendo depois, quem teve a ideia e organizou tudo entre eles, bem escondidinho de mim e do Leonardo, foi o querido amigo e bombeiro, Fernando Batista, uma figura de pessoa, que em 2013 já havia recebido de nós, uma homenagem, quando trapiche do Recanto recebeu o nome de "Trapiche do Bombeiro".
Gente, eu fiquei tão feliz com a surpresa, nem tanto pela ração, sabe?! Mas mais, pela iniciativa mesmo! Claro, que a ração é super bem vinda mas, a iniciativa e o engajamento de todos, abalou a minha estrutura, que já é normalmente molóide! (choro até com propaganda de margarina!)
Deixo aqui registrado, o meu pedido de desculpas por esta fase meio egoísta que estou vivendo e, não é nem promessa mas, um desejo mesmo, pois, sempre fiz algo para ajudar o próximo, sendo o próximo uma pessoa ou um animal. Quem me conhece há mais tempo, sabe disso, já fiz até curso de voluntariado e eu estou sentindo falta deste lado solidário mas, digamos que, estou "em tratamento" e, logo que der, voltarei a agir, aliás, neste Natal pretendo realizar um sonho, que caberia aqui, mas não vai dar tempo de postar este ano. Fica para os projetinhos dos meses do ano que vem!
E a ação dos meus amigos remadores, também serve como exemplo, de como é fácil fazer o bem, organizar uma corrente e ajudar uma pessoa, um animal ou uma causa. É fazer o bem, sem importar a quem!
E agora, vamos ver o que as blogueiras criativas andaram aprontando desta vez? Vou atualizando os links durante a semana.
E um excelente final de semana a todos!
Bruxa com Saudando a Primavera
Alê com Toalha de Lavabo
Eliane com Almofadas
Maria Teresa com Porta-chaves
Jô com Uma arte delicada
Lícia com Porta-Treco do Kael
Sandra com Avental da Chef
Jussara com Doações Instituto do Câncer e Coruja Porta-controle
Andreza com Cortina de Papel: Passarinhos e corações
Lucia com Cordões para as mães e crianças
Michelle com Cabideiro do Capitão América
E um excelente final de semana a todos!
Bruxa com Saudando a Primavera
Alê com Toalha de Lavabo
Eliane com Almofadas
Maria Teresa com Porta-chaves
Jô com Uma arte delicada
Lícia com Porta-Treco do Kael
Sandra com Avental da Chef
Jussara com Doações Instituto do Câncer e Coruja Porta-controle
Andreza com Cortina de Papel: Passarinhos e corações
Lucia com Cordões para as mães e crianças
Michelle com Cabideiro do Capitão América