terça-feira, 14 de abril de 2020

A Páscoa no Recanto

Adoro Páscoa e Natal, acho que por dois motivos: a decoração e o encontro familiar. Este ano infelizmente, não teve encontro, foi cada um na sua toca por conta do coronavírus.
 Eu comecei a decorar a casa logo após o carnaval, fazendo algo que queria há muito tempo, uma Osterbaum, a árvore de Páscoa.
"A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida, que significa a Ressurreição do Senhor. Colocamos ovos porque o ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida nova que surge para a luz do sol”. Fonte: aqui 
 Ainda, pela tradição alemã, "Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando ovos coloridos. Também é comum, ao invés do galho, ornamentar uma árvore inteira localizada no jardim da casa  ou mesmo em ambientes públicos. A árvore da Páscoa  pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa."
Eu montei a árvore bem antes... hehehehe... e os ovinhos não eram de galinha e sim, de papelão. Achei muito legal a tradição e seu significado mas eu queria mesmo, era a decoração. Coloquei nossa "árvore" no mezanino porque não tinha muito espaço para ela na parte de circulação da casa.
Outra coisa que sempre quis fazer foi este tipo de guirlanda, pendurada. 
A sogra veio passar uns dias com a gente e me presenteou com estes lindos e delicados ovinhos de plásticos. 
Era o que faltava para fazer a minha guirlanda. Aliás, a guirlanda também foi feita pela sogra, numa das caminhadas pela praia, quando ela costuma arrancar capim e fazer guirlandas com eles, enquanto caminha. Ela tem várias guirlandas de capim, de diversos tamanhos. 
A sogra também trouxe desta vez, este mini coelhinho super fofo e o coelhinho do palitinho que está no vaso de violeta. Os dois ovinhos verdes foram presente dela também, mas em Páscoas passadas, e o ninho onde está acomodado o ovinho menor, é um ninho de beija-flor abandonado e encontrado aqui mesmo, no Recanto. Já tenho uns três ninhos destes.
 Para o café do domingo de Páscoa, fiz uma rosca de Páscoa. Ou tentei fazer... não ficou bem rosca, deformou um pouco, mas foi uma das massas de pão doce mais bonita que já fiz. Adorei fazer e ficou bem gostosa também! E fiz uns pãezinhos semi-integral para o Leonardo, que não é muito chegado em pão doce. 
Almoçamos só eu e Leonardo. Antes do almoço teve uma vídeo conferência da família Bossle. Temos feito estas chamadas de vídeo em grupo, para tentar amenizar um pouco a saudade. E depois do almoço fizemos uma chamada de vídeo para a irmã do Leonardo, e falamos com ela e a sogra. Também assistimos ao Concerto de Páscoa de Andrea Bocelli, ao vivo de Milão e, logo depois aconteceu o grande milagre da Páscoa...
Eu fui remar com o Leonardo!! Este é um verdadeiro milagre, mas só vou contar numa outra postagem, talvez. :)
Vida que segue, cada um no seu quadrado!

4 comentários:

  1. Oi Tiane, que bom que teve ânimo para não se deixar abater, linda decoração.
    Aqui a saudades dos filhos e netos machuca.
    Ontem saí da toca, sem riscos ....tomando os cuidados.
    Foi tranquilo, usei máscara... mas sufoca kkkkk
    Meu mato está muito seco, queimando todo o gramado por falta de chuva, as laranjas caindo do pé sem crescer.
    Hoje o vento forte parece que vai levar a casa.
    Esse ano não está indo lá essas coisa...tomara passe rápido.
    bjo e se cuida!

    ResponderExcluir
  2. Que decoração mais linda e mágica! Amei! ♥

    ResponderExcluir
  3. Tudo muito lindo por aí e que bom tens essa liberdade de não confinamento, podes estar na natureza, pois nela vives! Beleza! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Que coisa linda tua decoração. Vou fazer o ano que vem. Não sabia dessa tradição das árvore de páscoa. Amei.

    ResponderExcluir