sexta-feira, 8 de maio de 2020

As cores de abril

 
O outono é uma das minhas estações favoritas, se não for a favorita. Como boa libriana que sou, não gosto de extremos, nem muito frio, nem muito calor por isso, outono e primavera ficam na minha preferência pelo clima e pelo colorido. As cores do outono diferem um pouco e, apesar de não ser um colorido tão vivo como o da primavera, não deixa de ser menos bonito. 
 Este ano fiz a guirlanda de outono que tanto queria fazer! 
 Tirei as folhas de três árvores que temos aqui no Recanto: o carvalho, o ácer e a sakura, que é esta da foto acima. 
Esta foto de cima foi tirada no comecinho de abril, a sakura ainda tinha bastante folhas coloridas que caíam em abundância e lindamente!
 Esta foto tirei hoje, dia 8 de maio, sakura quase sem folhas.
O ácer em foto de março quando as folhas começaram a cair e eu não sei se estavam caindo porque estava na hora, ou por causa da forte estiagem a qual estamos passando.
 Olha a quantidade de folhas que estavam caindo!
"Oba! Foto! Tô dentro!"
 Coloquei a guirlanda na porta da cozinha, do lado de dentro senão, voaria rapidinho com os ventos que adoram passear por aqui.
 Justícia Vermelha e Piq Piq de novo... :)
A justícia chegou aqui em forma de um galho plantado pela minha mãe, que ela arrancou em Santa Catarina, fez mudinha e nos deu para plantarmos aqui. Plantei o galhinho junto com a cachorrinha Brisa, quando morreu. Agora já estou fazendo novas mudinhas para espalhar pelas cercas do Recanto e para doar para os amigos.
 Maravilhas.
 Amo as maravilhas! Abrem de noite, tem um perfume maravilhoso e lembram a casa dos meus pais, que era rodeada por maravilhas de várias cores!
 Aqui só nasceram brancas. Consegui as sementes em Osório, na frente da clínica veterinária onde levo a bicharada. Sempre que vou lá, roubo umas sementes. 
 As zínias... ah, as zínias! Minha nova paixão! Como as maravilhas, é só jogar as sementes que ela vêm com tudo!
 Estas fotos das zínias são do comecinho de abril e elas ainda estão bem coloridas!
 Uma rosa sobrevivente do ataque das formigas.
 Fiquei admirada que ainda abriram algumas margaridas!
Esta árvore com flores amarelas e mais quatro que tem do lado de dentro do Recanto, nasceram sozinhas.
 Elas crescem super rápido e florescem ainda pequenas.
Algumas pessoas acham que se trata da Chuva de Ouro mas não é. Se trata da Pau-Fava, Aleluia-amarela ou ainda a Senna macranthera, muito fácil de fazer mudas e enche de zangões e outros insetos que ajudam na polinização de várias plantas. 
Um espetáculo duradouro. As primeiras flores apareceram ainda em março, já estamos em maio e elas ainda estão cobertas de flores. 
 Pelo que pesquisei esta é a Cana-branca ou Caatinga. Os insetos e beija-flores adoram o seu néctar.
 As zínias estão perdendo a cor e começando a secar, e eu estou coletando as sementes para semear novamente. 
Dizem e recomendam que se plante zínias para atrair abelhas mas não vi abelhas, só borboletas. E tem abelhas no recanto mas elas estão mais interessadas no milho dos passarinhos. Cheguei a conclusão que o milho é o fast food das abelhas...
Gomphrena globosa, Gonfrena ou Perpétua que ganhei da sogra no dia do aniversário dela, dia 21 de fevereiro. Ela tinha visto estas mudinhas numa floricultura na Pinheira, em SC, e quis comprar para plantarmos no Recanto. E foi o que fiz e as três mudinhas continuam lindas!
Nada mal um pouco de cor para alegrar este período tão sombrio que estamos vivendo, né?!

7 comentários:

  1. Também adoro as cores do outono e tuas fotos mostram muito bem. Adorei a cachorra que é fã de ser fotografada! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Beautiful photos. We are in spring now, which is also beautiful, but I like autumn as well :-)
    Amalia
    xo

    ResponderExcluir
  3. Que espetáculo, vcs moram num paraíso ♥️🌸🌺🌼

    ResponderExcluir
  4. Temos o privilégio de viver no meio de tantas belezas no quintal...não tenho as zínias, tudo tão lindo quando chega essa época que eu amo, mas logo vem o frio ...aí já viu!!!
    Sabe que eu adorei sua guirlanda, a minha da porta ainda é a de Páscoa, vou copiar e fazer a minha , também tenho folhas lindas, Amei sua criatividade amiga! Um grande abraço e que possamos passar por essa fase ilesas, se cuida.

    ResponderExcluir
  5. Cores lindas! Eu sou apaixonada pelo outono...amo contemplar essa estação tão charmosa! ♥

    ResponderExcluir
  6. O Refúgio está que é um Éden! AMO ZÍNIAS!!!

    ResponderExcluir