sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Porto Alegre - Osório - Caraá

Saímos de Porto Alegre na sexta de tarde, paramos em Osório para fazer um lanche e subimos no Morro da Borrúsia para admirar a paisagem.
"Osório é conhecida como a "Cidade das Lagoas" (por ter uma rede de 29 lagoas, muitas interligadas) e "Cidade dos Bons Ventos" (devido aos grandes ventos desta região, por isso, em Osório, foi construída a segunda maior usina eólica do mundo (Parque Eólico de Osório), atrás apenas dos EUA. No Brasil hoje é produzido pouco mais de 28 MW de energia eólica, em Osório são mais de 150 MW). "
Fonte: wikipedia.org/wiki/Osório_(Rio_Grande_do_Sul) - 45k -

A plataforma para saltos de vôo livre permite enxergar a cidade de Osório e até o mar.
"O parque eólico de Osório é um parque de produção de energia eólica na cidade de Osório,RS. É composto por 75 torres de aerogeradores de 98 metros de altura e 810 toneladas de peso cada uma, podendo ser vistas da auto-estrada BR-290 (Free-Way), RS-030 e de praticamente todos os bairros da cidade. "


"Asfaltada há cerca de dois anos, a subida do Morro da Borússia é fácil e rápida – quatro quilômetros de calçamento novinho e bem sinalizado. Mas pode confundir: estamos no Litoral ou chegando a Gramado?Ponteado por touceiras de hortênsias e construções em estilo alemão, o trajeto vai revelando aos poucos a vista, que se mostra deslumbrante da rampa para saltos de voo livre. É possível ver Osório inteira e até o mar. Mas cuidado: a plataforma não tem proteção – afinal, é feita para lançar-se ao ar.
A entrada para o morro fica no km 98 da BR-101, em Osório, à esquerda de quem está seguindo no sentido Sul-Norte.
A subida é de quatro quilômetros. Há um trevo, bem sinalizado, indicando o mirante, mais dois quilômetros acima. "
Fonte: Zero Hora - clic RBS
Tava um frio lá em cima! pelo menos prá mim, que sou muito friorenta!
Seguimos viagem para Caraá e aí, começou a procura por um camping pois o que o Helton tinha pensado, não existia mais. Então, nos sugeriram falar com um senhor que tem um "espaço" para barracas no pátio da sua casa.
"Caraá é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, onde se encontra a nascente do Rio dos Sinos.
O nome do município, de origem indígena, significa uma espécie de taquara existente nas margens do rio dos Sinos. Esta espécie de Taquara praticamente não existe mais."
Fonte: www.riogrande.com.br/municipios/caraa.htm - 13k
Encontramos a casa do seu Elmo... que casa! Que pátio! Que gramado! Que rio! É um paraíso!

Seu Elmo nos mostrando onde devíamos colocar as barracas.


O gramado da casa do seu Elmo... que maravilha!




2 comentários:

  1. Bom dia, Tiane!
    Vim conhecer um pouquinho mais desse mundão de meu Deus através do seu post.
    Que lindo lugar e que casinha mais-ou-menos do sr Elmo! Na verdade não é casa, é um pedacinho de paraíso, né? Ô delícia morar num local assim... Apaixonei!!!!

    E como vc está?
    Abração esmagador e lambeijos pra tropinha.

    ResponderExcluir
  2. Este lugar é top, sou desta região,...parabéns pela reportagem

    ResponderExcluir