quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pedalando pelo interior de Viamão - 07 de abril

Aproveitando as férias do Evânder, que mora em Viamão, marcamos uma pedalada bem no meio da semana, numa quarta-feira. Leonardo e eu saímos de Porto Alegre depois do almoço e com as bicis em cima do carro fomos até a casa do Evânder. Sob uma tromba d'água começamos nossa pequena aventura. A ideia sugerida pelo anfitrião era ir até Itapuã pelas estradinhas do interior de Viamão, mas como saímos tarde, mudamos de ideia logo no inicio, optando por um caminho alternativo e, nem por isso, menos interessante.
No começo, uma sequência de lombinhas fez com que eu me sentisse um elefante. A bicicleta estava pesada, eu me sentia pesada e cansada, sem fôlego para pedalar. Também não estava conseguindo trocar todas as marchas, algo estava trancando e não conseguia colocar nas mais leves. Tudo isso e mais a chuva me deixaram um tanto desanimada no começo.
A chuva só apareceu para sujar as bicicletas e me fazer comer um pouco de barro, logo, logo ela parou e veio sol, veio nuvens, veio friozinho e veio até um calorzinho. Isso é o outono! Mas chuva, não apareceu mais. Evânder passou a pedalada toda praguejando que ela só apareceu para sujar a bici dele,que tava limpinha.


Leonardo voltando a pedalar depois de bater um papinho com dois cachorrinhos

Muitas placas numa esquina, indicando a direção de vários sítios.


Foi uma pedalada super tranquila com muitas paradas para admirar a paisagem e arrumar a bicicleta do Leonardo, que teve um probleminha. Depois de um tempinho, já não me senti tão cansada e comecei a curtir com gosto! A região é muito bonita com muito verde e estradinhas simpáticas! Quem apenas passa por Viamão, pela RS040, não deve imaginar o quanto é bonito o interior. Assim como Porto Alegre, que tem tantos lugares bonitos e a maioria de seus moradores nem sonha que existe. As pessoas acham que para ver lugar bonito tem que pegar avião e gastar muito dinheiro. Será que as pessoas realmente conhecem a sua cidade?







Uma pequena capela na estrada.

Evânder e Leonardo sob a sombra de uma majestosa figueira.





Área protegida.

Guaíba ao fundo.

O Guaíba e uma ponta do Lami.

Parada para admirar uma bela vista do centro de Viamão, apesar de não aparecer na foto...



Encontramos até um castelo!



Los Três Amigos

Capela São Jorge, linda!




Foi um belo passeio. Em uma tarde me exercitei, me diverti e vi paisagens lindas. O Evânder está acostumado, pois costuma treinar sempre pela região. Para ele, acostumado com as corridas de escada e andar quilômetros de bicicleta, todos os dias, deve ter sido monótono nos acompanhar. Eu cansei bastante, minhas pernas doíam no final. Já era noite quando chegamos na casa do Evânder, perto das 19hs. Tomamos um café e voltamos para Porto Alegre, cansados mas satisfeitos!
Casinha de João-de-Barro na frente da cruz

O trajeto da pedalada pelos dados do gps.


Dados do ciclocomputador:
Distância: 44,97 Km
Média: 12,7
Velocidade máxima: 42,2
Tempo: 3h32
Calorias gastas: 485,6 (essas calorias foram rapidamente recuperadas no café que tomamos na chegada, na casa do Evânder...)

3 comentários:

  1. querida, amei as fotos. Teu texto ta cada dia mais lindo. Acho que tu escreve muito bem! Eu ia ter amado fazer esta pedalada com vcs. Eu adoro lugares assim e o percurso que voces fizeram foi maravilhoso! Já pedalei 46km sozinha, pois não tive cia. Quando der, me convida, prometo me comportar direitinho! Um beijo Grande.HA! aproveitando, este Evânder é muito fofo, que pernas!rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. em janeiro vou produzir o programa Trilhas Urbanas na tchetv.com que mostrará o quanto temos para desfurtar na grande Porto Alegre em ternos de passeios em locais belissímos, e suas fotos e textos mostram-me que eu estou no caminho certo, parabéns!
    zeadaojr
    zeadaojr@tchetv.com

    ResponderExcluir