domingo, 29 de setembro de 2013

Fugindo do frio - 27 de julho

Da série, "postagens atrasadas"...
 7h40, 8 graus!!!
 Depois de uma semana de frio intenso e dolorido, Leonardo, eu e a bicharada fugimos para o calor do Recanto. 7h40 e o termômetro que temos ao lado da porta da casinha, do lado de fora, estava marcando 8 graus. Não pensei que fizesse tanto frio por lá, mas isso prova o quanto deve ter sido forte, a onda de frio que andou pelo sul na última semana. 
 Logo depois do café da manhã, Leonardo começou a lixar o balcão com seu brinquedinho novo, uma lixadeira, e a cachorrada tratou de se aquecer no sol que chegou cedo (ainda bem!).
 Kin
 Pretinha
Pinheirinho
 10h17, 18 graus
Pendurando os aéreos.

Com o simpático sol que chegou cedinho, não demorou muito para a temperatura subir. Às 10h17 o termômetro já marcava 18 graus. Nesse horário, o sol bate em cheio no termômetro, ou seja, no sol estava 18 graus e na sombra dava para sentir que estava mais fresquinho. E dentro de casa estava super agradável! Abrimos quase todas as janelas para entrar sol e ar fresco.
Trouxemos de Nova Petrópolis, o último armário aéreo que era da vó do Leonardo. No ano passado trouxemos o grande, com 3 portas. Depois trouxemos o pequeno, de canto, de uma porta só, mas não havíamos pendurado ainda porque não tínhamos definido onde ficaria e se traríamos o outro ou não. O balcão que tem na cozinha, não o que o Leonardo estava lixando, também era da vó dele e trouxemos logo depois da reforma e agora, finalmente trouxemos o outro de canto, que já está devidamente pendurado com seu irmão.
 Um está pintado de branco e o outro, meio verde, está lixado. Resolvi pendurá-los assim mesmo, depois, quando estiver morando no Recanto, decido com calma a cor definitiva deles.
 A Pretinha chegou junto com a gente, na noite passada, e o Costelinha, aquele nosso novo amigo, que está nos adotando, veio pela manhã. Eles são da vizinhança, mas não saem de perto da gente quando estamos por lá.
 Depois do almoço fomos caminhar pelo Recanto para fazer uma vistoria na área e nas plantas e mudas. As formigas comeram todas as lantanas que plantei do lado de fora da cerca e mais as alamandas...inacreditável! As lantanas que plantei em volta da pedra, na frente do terreno e as dos fundos, ainda estão intactas. Que formigas mais esganadas!
 Frente do terreno.
Leonardo está apaixonado por essa árvore! Ela estava bem feinha e ele resolveu tirar as barbas de pau dela, pois alguém nos disse que as barbas são parasitas. E não é que a árvore está reagindo? E parece que é uma figueira! Leonardo tem dedicado bastante atenção à ela. Ainda bem que não sou ciumenta!
 De repente, começamos a ouvir umas batidas e adivinha quem era? Um  Pica-pau no tronco de um cinamomo seco. Fotografei ele da janela da sala (se prestar bem atenção na foto acima, dá para ver ele, logo abaixo do primeiro galho da árvore) e Leonardo conseguiu chegar mais perto. Ele ficou um bom tempo pertinho dele, que parecia estar gostando de ser fotografado.

 Foi um dia de atividades bem caseiras. Além de lixar o balcão e a mesa, Leonardo trocou a madeira do peitoril da varanda.

 E também pendurou um negocinho que ele fez há muitos anos atrás, para pendurar panos de prato e o quadrinho que a minha vó Yole comprou em Capão da Canoa para mim, há muitos anos atrás também.
Presente da vó Yole!
 Cozinha ficando com cara de cozinha!
 Depois de arrumar a cozinha e ajeitar as coisinhas nos novos armários, preparei a massa do pão.
Daqui a pouco, olho pela janela da cozinha e vejo o Leonardo pendurado em cima da figueira. Adorei a ideia dele: pendurando uma corda para fazer um balanço. Oba!
 A massa cresceu bastante!
 Enquanto os pães crescem de novo, comemos o último pinhão da temporada.

 Nunca vi alguém gostar tanto de pinhão como o Leonardo.
 Pães prontos! Tomamos café e depois fui preparar a sobremesa para o domingo, já que teremos visita. Oba! Adoro visitas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderei aos comentários aqui mesmo ou se preferir, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato. Obrigada pela visita e pelo comentário!