sábado, 15 de março de 2014

Janta de sábado

Bolinho de batata recheado
 Sempre achei que fazer bolinho de batata recheado fosse um bicho de sete cabeças, até que assisti um programa rural da Emater aqui do Rio Grande do Sul, onde mostraram um casal de produtores rurais, produtores de batatas, e em seguida, a mulher preparando os tais bolinhos. Assisti o programa com a mãe e ficamos impressionadas com a simplicidade da receita. Não sosseguei até testar a dita, o que fiz neste sábado e para a minha surpresa, o Leonardo aprovou! 
  É só cozinhar as batatas e amassar. Ah, como não como carne, fiz com carne de soja, que fiz como de costume. Abre-se a massa de batata amassada na mão, coloca uma colher de guisadinho no meio, fecha, enrola, passa na farinha de rosca (eu usei farinha de rosca misturada com farinha de milho porque tinha pouca farinha de rosca) e frita.  Também não usei o ovo indicado para empanar porque queria um bolinho 100% vegano e o empanado ficou bem crocante e gostoso.
Tive um pouco de dificuldade para enrolar os bolinhos, acho que acabei colocando pouco recheio mas a receita foi aprovadíssima!! Da próxima vez tentarei fazer assados.

9 comentários:

  1. Hummmm... Faça logo os assados e me conte. Me interessei muito pois nào fazemos nenhuma frutura aqui em casa. Não leva nem um pouquinho de farinha na massa, para dar liga?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadinha de farinha na massa, Egléa! Só batata amassada e sal. Também evito fazer frituras mas confesso que adoro! Bjinho!

      Excluir
  2. Aaaaaiiiii, amo bolinho de batata. Minha mãe era craque, fazia seguido e com uma facilidade. Eu levei muitos anos para fazer, mas sem modéstia, ficou delicioso. Só que eu sou um pouco [muito] relapsa pra cozinhar, prefiro lavar a louça do que cozinhar...Fiquei com água na boca com teu bolinho e dá pra refogar legumes picadinho pra rechear também *nhom, nhom*

    ResponderExcluir
  3. Que boa essa receita bem fácil; com certeza vou tentar fazer. Estamos na reta final das arrumações no sitio a gente fica tão cansados que dou preferência as receitinhas bem fáceis. No final da tarde sentamos e aproveitamos a paisagem com chimarrão, chás e alguma guloseima é claro! não pode faltar.
    Jani.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Genteeeeeeeee, que bolinho mais apetitoso !!!
    Só batata ?? precisa ser daquela especial ou pode ser qualquer uma ??
    Ai gente, vou precisar testar, srrsrs (eu, a que não resiste, srsrsrs)

    E com carne de soja refogadinha deve ficar deliciosa, eu adoro...

    Bjus 1000 querida e testa ele assado e me conta (se bem que uma friturinha de vez em quando pooooode, srsrs)

    ResponderExcluir
  5. Boa noite vim agradecer a visita e os comentários sobre meu trabalho e eu adoro bolinho de batata recheado mas nunca tive coragem de fazer, parabéns pelo recanto beijos e uma boa semana Eliane Lima.

    ResponderExcluir
  6. Tiane, faz um tempinho que eu não passava pelo seu cantinho, me desculpe, viu?!
    O bolinho parece delicioso pela foto, com certeza ao vivo também estava, rsrs
    Eu adoro tudo feito com batata e anotei sim essa receita por ser tão simples e gostosa :)
    Sabe que aqui na minha cidade, tem um bar que vende coxinha feita com massa de batata e ela fica deliciosa, diferente das outras coxinhas, fica meio que derretendo, humm, quentinha é uma delícia. Por isso que imagino o quanto esse seu bolinho de batata também deve ser gostoso, rsrs
    Faz assado e depois conta pra gente, ok?!
    bjs e ótimo dia pra vc

    ResponderExcluir
  7. Olá... com certeza vou fazer esse bolinho... amo batatas e esse é bem fácil mesmo...
    Que delícia... estou com fome... se tivesse tudo em casa faria hoje mesmo..
    A massa de batata tem que temperar ou é sem tempero..
    Depois te conto se ficou bom..
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia! Só temperei a batata com sal mas pode temperar a gosto, eu acho. Bons bolinhos! :-)

      Excluir