terça-feira, 27 de setembro de 2016

A safra de agosto e setembro no Recanto.


"Quem planta, colhe!"
E quem não planta, também pode colher, se jogar uns grãozinhos de feijão na terra, como aconteceu comigo. Fui arrancar um matinho do canteiro de flores e me surpreendi, que o matinho era um pé de feijão! Isto aconteceu em agosto e contei numa postagem, em agosto.
 Mas a maior alegria, da minha recente vida de projeto de produtora rural, foram os moranguinhos! Primeira vez que plantei morangos na vida e já colhi alguns! Também já mostrei eles aqui
 Comprei uma caixa com 15 mudas de morangos e as plantei nas floreiras que o Leonardo fez, para evitar a cachorrada em cima e tentar cuidar melhor deles.
As primeiras flores apareceram em julho e, em agosto já apareceram os frutinhos.  
Como são poucas mudas, não conseguimos colher uma quantidade suficiente para algum preparo. 
Um dia tem três moranguinhos no ponto de serem colhidos, outro dia, dois, um... mas a satisfação é dez!
 Outra coisa que nasceu espontaneamente foi o espinafre. Olha que lindo, o espinafre que nasceu na floreira, molhado pela chuva!
Já havia dado espinafre por aqui, em outros anos. Acho, que as sementes vieram na terra, com alguma muda que trouxemos de Nova Petrópolis, da casa dos sogros, onde espinafre dava como mato, literalmente! E agora, está dando aqui, só que, eu estou tentando cuidar deste mato e até já levei umas mudas para um canteiro específico pois, aqui em casa, adoramos espinafre!
 Esta foto eu tirei para mandar para o grupo da família no zapzap, perguntando se alguém sabia se couve, que não a couve-flor, dava flor... É que comprei mudas de couve e estava estranhando que as flolhas não se desenvolviam, estavam minguadas. Eis que, nasceu esta flor, no meio do pé de couve e fiz a brilhante descoberta que me venderam brócolis por couve! 
Esta vai entrar, junto com o pé de feijão,  para as anedotas de uma maluca da cidade, no campo! :)
 Maluca ou não, estou feliz com as colheitas por aqui! Não é o suficiente para sair distribuindo para a família e amigos, como eu gostaria mas, dias desses, numa ida à Porto Alegre, colhi algumas verduras, fotografei e mandei para a mãe avisando, "o verdureiro está a caminho!"
Dias desses, teve salada de alface, rúcula e moranguinhos. A rúcula não é nossa, foi comprada mas,  já plantei de novo. Não dou sorte com rúcula, tomate e pimentão mas, já fiz um novo canteiro com estes três itens.  
Adoro salgado com doce, frutas com comida mas, o Leonardo não é chegado por isso, não piquei os moranguinhos como gosto.

Do espinafre fizemos bolinhos, ou melhor, o Leonardo fez, já que é um prato típico e mui amado, da família dele.
E em mais um sessão de exibicionismo, mandei esta foto para o grupo da família. O prato do dia era composto por brócolis da terra e batatas coradas com alecrim da terra, também. 
Como é bom comer o que a gente produz, ter a certeza de que não tem nada de veneno e reforçar a admiração pela terra, esta terra que, se bem tratada, tem muito a nos oferecer!

6 comentários:

  1. Tiane minha amiga...tem como não amar, tudo fresquinho que delícia, bem o meu chão.
    Feijão podes cultivar o ano que vem em mais quantidades pois ele não exige cuidados.
    Esse ano não plantei morangos porque não estou ficando lá para cuidar, mas adoro.
    depois eles saem as mudinhas dos lados com uma guia e tu podes replantar ...gosto mto de bolinhos de espinafre.
    Essa semana tive médicos e exames....difícil pegar no tranco...kkkk
    Não vejo a hora do sol esquentar essa terra gelada só assim melhoro bastante.
    Um belo dia pra ti aí no rekanto! bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Que delícia! Parabéns!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderExcluir
  3. Tiane,
    Que delícia tudo,e poder colher assim fresquinhos, uma benção.Os morangos demoram mesmo,mas a segunda safra vem melhor.Já plantei uma vez com as crianças,como sabe aqui gostam,dá prá ver pelas caixinhas que reciclo...rsrs...Me ensinaram a cobrir a terra com plástico preto,furar os buracos e plantar as mudas.Assim não sujam de terra ao regar, pois são muito delicados.E o espinafre,espero a receita dos bolinhos :)
    Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Meu deu muita água na boca ver toda essa comida!! kkk Sabe que hoje mesmo eu colhi uns moranguinhos do meu quintal?? É muito bom né?? Fiz um bolo e cobertura de doce de morango já rsrs... Bjão!!!!

    ResponderExcluir
  5. Há, há, passei na rocinha na segunda feira pra ver a obra da cozinha e plantar umas mudas de espinafre que ganhamos, e o que sobrou fizemos deliciosos bolinhos de espinafre.

    Abs amiga, Mari

    ResponderExcluir
  6. Lindo! Adorei ver a tua produção! E tenho a certeza de que estás no bom caminho! Devagarinho, enfim, bem mais devagarinho do que gostaríamos, eu sei, chegamos lá, num crescendo de experiência e desse amor pela terra de que falas. A propósito dos morangos, quando são poucos, por aqui fazemos uma tacinha deles, partidos aos pedaços, polvilhamos com açúcar e comemos como sobremesa. E se o açúcar for misturado com hortelã picada então, é de cair para o lado!

    ResponderExcluir