sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Horta à vista!!!!

Achei que morando num sítio eu ia ser uma baita produtora rural... mas que nada! Minhas tentativas de ter horta em casa não deram muito certo, até agora. Já fiz algumas poucas tentativas que foram vencidas pelas pragas, ou pelo calor, ou pelo mato pois, numa das vezes que fui limpar a dita, me deparei com uma cobra e nunca mais limpei o pequeno canteiro que foi engolido pelo mato. 
Também não produzi uma variedade muito interessante. Numa das vezes, plantei alface, brócolis e pimentão. 
Andei um tanto desanimada e fiquei um bom tempo sem cuidar dos canteiros, seja de hortaliças, ou de flores. 
O ânimo foi voltando aos poucos e comprei algumas mudas de couve, que espalhei por canteiros diversos, como este da foto acima. 
E deu certo! Este pé de couve foi plantado junto com uma muda de árvore e junto com a Mariazinha, uma das nossas gatinhas, que morreu no ano passado. Temos feito isso, cada bichinho que se vai, é enterrado junto com uma muda de árvore ou folhagem. Com a Mariazinha foi plantado uma muda de paineira e dois pés de couve. O gato Esquálidus se transformou em um lindo pé de ameixas!
Dias desses, numa ida ao centro da cidade, fui na agropecuária comprar ração e comprei umas mudinhas de beterraba, brócolis e repolho, e plantei ao lado das couves da Mariazinha.
 Este pé de couve e outros que espalhei pelo pátio, já nos abasteceram em algumas refeições.
 O Leonardo adora couve por isso, plantei estas mudas.
Refogadinha com farofinha, arroz e feijão, um dos pratos preferidos do Leonardo, que não é muito fã de verduras e legumes. Farofinha de Belém do Pará, preferencialmente! A amarelinha!rererere
Eis que, no último findi recebemos a visita pra lá de esperada, dos amigos veganos Naza, João e Silvana. João adora cozinhar e trouxe todos os ingredientes para preparar um almoço para nós, que estava delicioso, diga-se de passagem! E trouxe três variedade de  folhas: alface, rúcula e outra que não sei o nome, mas que o Leonardo adorou e ainda comentou depois, que a gente devia comprar mais seguido, destas saladas... 

Então tá! Em mais uma ida até a agropecuária, na quarta, comprei quatro variedades de alfaces, rúcula, pimentão e couve-manteiga.
Na quarta mesmo, fiz um novo canteiro e plantei as quatro variedades de alface, ao lado do já existente com beterraba, repolho e brócolis.
Minha fiel escudeira, Zara Piq Piq, ficou o tempo todo do meu lado! Que cadela mais amada!
Alfaces plantadas! 
Na quinta fui preparar outro canteiro. A ideia era outra, fazer um canteiro como o das alfaces, mas a limpeza do terreno foi mais trabalhosa do que imaginei e adivinhem??? Encontrei uma cobrinha... 
Mal vi a bichinha, só vi o rabinho desaparecendo no meio do capim, mas acabei plantando as rúculas em volta de um mini canteiro já existente, o canteirinho onde enterramos a cachorrinha Brisa e onde plantei uma muda de justícia vermelha, que ganhei da mãe, e mais um pé de couve. 
Como eram poucas mudas de rúcula, plantei junto mais umas mudinhas de alface, que não couberam no outro canteiro.
E hoje, sexta-feira, fiz o terceiro canteiro para plantar as couve-manteigas e os pimentões. E a minha fiel escudeira, sempre pertinho de mim!
 Enquanto preparava a terra, fiquei pensando no impacto que causamos ao meio-ambiente, mesmo sem intenção. Preparando um canteiro, por exemplo, são vários bichinhos que encontramos, quando não matamos, mesmo sem querer. São aranhas, baratinhas da terra, minhocas, estas larvinhas da foto, que não faço a menor ideia do que sejam, muitos bichinhos e até sapinhos, que ficam enterradinhos. Encontrei dois destes, que são micro-sapinhos. Já estava com as mãos muito sujas e não fotografei. E que medo de fazer mal a eles!
Um pequeno pedacinho de terra já é um ecossistema! 
 Cães, assim como os humanos, também causam um tremendo impacto! Antes, no nosso terreno haviam lagartos e preás. Com a chegada da cachorrada, estes bichos sumiram. 
Mas, como resistir a estas carinhas????
 Pronto! Terceiro canteiro prontinho! Com couve-manteiga, pimentão e tomate, que eu mesma semeei, de um tomate estragadinho. 
Este canteiro foi feito bem ao lado da cerca com o vizinho, e ao lado de uma roseira e do pé de physalis. 
 Estas são as physalis!
De facílimo cultivo! Para ser bem sincera, nasceram sozinhas! rararara
Nasceram na floreira dos gerânios e transplantei algumas mudas, espalhadas pelo terreno, para variar.
São lindas no pé, parecem lampadinhas, né?!
 As physalis já estou colhendo e comendo! :) São deliciosas! 
Vamos ver se consigo fazer outra postagem, com os canteiros bem cheios e verdinhos, e depois, no prato! 

3 comentários:

  1. Olá! Estes dias, coloquei a foto de vcs na geladeira, na porta da geladeira e saudades! Hoje, derrubada por uma gripe, decidi dedicar ao corpo velho de guerra e repousar, inclusive a cabeça. Fui retomar o blog que estava igual tua hortinha. Olha, uma verdura boa de cultivar, é o almeirão, delicioso e bem resistente. Não pensas em criar umas galinhas d'angola felizes? Iam dar uns sustos no cobredo que anda se refestelando por aí.

    ResponderExcluir
  2. Que linda vai ficar a tua hortinha. Adoro essa froita de bolinha! Cómo ela é gostosa! Eu já tentei plantar mas não se da bem por aqui.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Thanks for all your efforts that you have put in this, It's very interesting Blog...
    I believe there are many who feel the same satisfaction as I read this article!
    I hope you will continue to have such articles to share with everyone!
    หนังออนไลน์

    ResponderExcluir