domingo, 28 de junho de 2020

Um mini sapo. Ou mini rã. Ou mini perereca.

Volta e meia cai um anfíbio destes nos potes de água da cachorrada e pasmem, não conseguem sair. Infelizmente, já tirei alguns mortos já. Parece estranho dizer que o bichinho morreu afogado mas, acho que é isso mesmo que acaba acontecendo com eles. 
Dias desses encontrei este micro anfíbio na água. Tirei e parece que ele gostou dos meus dedos porque ficou bem acomodado, até pose para a foto fez!
 Fiz uma rápida pesquisa para ver a diferença entre sapo, rã e perereca, e descobri que sapos vivem em terra firme e só procuram a água para a reprodução, têm a pele mais seca e rugosa e as patas traseiras são curtas, o que os impedem de dar grandes saltos.
As rãs são muito habilidosas dando grandes saltos, têm a pele lisa e brilhante, e vivem principalmente, em lagoas.
E as pererecas costumam ser menores que os sapos e as rãs, e possuem os olhos esbugalhados. Não gostam de lagoas, preferem viver em árvores e, como as rãs, são capazes de grandes saltos e de se fixarem em superfícies, pois possuem discos nas pontas dos seus dedos, que funcionam como ventosas e permite esta façanha! 

Ok, aula dada mas continuo sem saber quem é o piquitico agarrado nos meus dedos. :)

7 comentários:

  1. Pasmem! nos primeiros anos de sítio não conseguia
    dormir se tinha essas pererequinhas no quarto;
    volte e meia dou um grito pois tem alguém pulando em mim. Já saí correndo do banheiro etc, k o problema é que elas pulam só em mim...
    Quando eu grito Raffael diz assim: que foi tem perer...? uma vez tinha uma morta no congelador pode? não deixo nada aberto pra ninguém entrar k. mas é daquelas verdinhas maiores que esta aí da tua foto, essa é outra espécie menor ainda.
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Gosto e não tenho medo de lagartixas, sapos/rãs ou pererecas? Quando eu morava em casa, uma vez, fui tomar banho e só senti aquela coisa geladinha pular na minha barriga. Era um sapererecarã! Ficou um tempinho pegando carona no meu banho e foi pra parede. São uns fofos!

    ResponderExcluir
  3. Que bichinho tão querido.
    Deve ser espectacular o poder contactar assim com a natureza.
    Bom domingo
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oh, what a beauty :)
    Happy weekend !

    ResponderExcluir
  5. Muito baby! Ano passado apareceu um aqui em casa...no jardim...e eu fiz carinho e foto também! hahahah ♥

    ResponderExcluir
  6. Caramba, estava lembrando que eu pegava várias dessas quando era criança nos anos 90 e elas simplesmente sumiram da minha região aqui em Curitiba. Fazendo uma pesquisa encontrei esse post e era exatamente esse animalzinho que eu pegava, que nostalgia!!! Existiam de várias cores diferentes. Gostaria que voltassem a existir por aqui.

    ResponderExcluir