sábado, 11 de julho de 2020

O Ciclone Bomba no Recanto

 O mês de julho começou como uma bomba aqui no sul do país. Na noite de segunda (29/6) para terça (30/6), teve muita chuva com muitos raios e trovoadas, o que deixa a cachorrada apavorada e acabamos passando boa parte da noite em claro, tentando acalmá-los. A foto acima foi tirada na tarde de terça, não chovia mais, mas a quantidade de água que ainda descia morro abaixo, era impressionante!
Após um verão de estiagem no nosso estado, o nível do rio estava muito baixo, o trapiche flutuante  do Recanto chegava a ter um declive bem significativo por conta disto, e só com esta chuva, o trapiche voltou ao normal e o excesso de água formou uma piscina na beira do rio. 
O barquinho do Leonardo virou outra piscina.
 A chuva parou e na noite de terça para quarta veio o vento. Estava prevista a chegada de um ciclone que traria ventos fortíssimos, o tal do Ciclone Bomba. Que noite! Impossível dormir! As rajadas de vento faziam a casa tremer - sem exagero! - e parecia que o telhado sairia voando a qualquer momento. Até dormimos um pouco no começo da noite, um sono interrompido pelas rajadas mais fortes. Às 3h o Leonardo levantou e vimos que estávamos sem luz. Pedi que ele trouxesse o Macedinho para a cama (Macedinho é o nome do meu radinho de pilhas, homenagem ao locutor que escuto todas as manhãs - rerere). O Leonardo acha que escuto rádio demais, mas eu gosto, oras! E quando ele não está, coloco o despertador para às cinco da manhã, horário de começo do programa do Macedo, e fico na cama escutando o rádio e tirando uns cochilos até a hora de levantar - coisa de velho, né?! :)  
 Mas, voltando a noite do ciclone, pedi o rádio para saber o que estaria acontecendo em Porto Alegre e no resto do estado. Rádio ligado, conseguimos dormir mais um pouquinho, ainda acordando nas rajadas mais fortes, mas o rádio conseguiu tirar a nossa atenção da ventania e pegávamos no soninho de novo. Me surpreendeu, que até o Leonardo comentou que foi uma ótima ideia ligar o rádio, pq antes, ele ficava acordado, esperando a próxima rajada de vento. Foi uma noite horrível! 
Amanheceu e o vento continuava mas, com a luz do dia fica mais fácil suportar a ventania. Uma vizinha perguntou via whatsapp, se tínhamos luz, e mandou as duas fotos acima, mostrando os estragos na nossa estradinha, mais perto da casa dela. Dois postes caídos e um deles caiu por cima do portão da casa de outra vizinha, a dona Terezinha, onde compramos ovos de galinhas felizes.
O vento foi diminuindo durante o dia. Os estragos eram enormes em todo o estado e o litoral, onde moramos, foi uma das regiões mais atingidas pelo ciclone. 
Precisei improvisar alguns candelabros...
Nem vi o Leonardo tirar esta foto. Ele estava voltando da remadinha e fez a foto do lado de fora da janela da sala. 
Eu preparando a sopinha para o nosso jantar romântico à luz de velas, e a salamandra a todo vapor!
Não fazia uma semana que havíamos instalado a chaminé da salamandra e foi a nossa sorte! Sem a salamandra e seu foguinho, teria sido muito mais difícil enfrentar os cinco dias de frio e sem luz.
E assim foram as nossas noites sem luz, começava com um jantar romântico à luz de velas, e terminava com carteado. E eu perdendo de lavada... 
E por falar em lavada, os banhos eram assim, com estes chuveiros solares de acampamento. Aliás, foram os acessórios de acampamento do Leonardo que nos salvaram, pois tínhamos o carregador solar para carregar os celulares, e as bolsas para os banhos. E por sorte, o sol! Deixávamos a água nas bolsas, esquentando no sol durante o dia para tomar um banho mais ou menos no finalzinho do dia. 
Mais um jantar romântico... não aguentava mais tanto romantismo!
Uns e outros nem se afetaram com a falta de luz. ´"Minha cama tá arrumada e sequinha? Ótimo! É tudo o que preciso!" :)
Tivemos que comprar mais velas.
Fios sem luz mas com passarinhos!
 Na tarde de domingo voltou a luz. Estávamos tomando café da manhã quando vi o caminhão da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) passar com três postes em cima. Quase estendi um tapete vermelho para eles, que tiveram muito trabalho a semana toda. Muita gente ficou sem luz por dias! Os estragos foram grandes e muitos! 
Logo depois que passou o caminhão da CEEE, começou a chover e eles trabalhando, mesmo na chuva! A luz voltou depois das três da tarde. A primeira coisa que fiz, foi tomar um belo de um banho e lavar o cabelo.
A segunda coisa que fiz, foi um bolo mármore vegano. Estava louca por um bolo mas não tinha como fazer, pois o nosso forninho é elétrico. 
A noite foi de Netflix e bolo! Nada de jantar romântico à luz de velas! 

7 comentários:

  1. Morro de medo desses temporais, principalmente da possibilidade de destelhamento.

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida, Toiane! Foi mesmo um estrafgo por onde passou. Muito medo que deu e imagino por aí. Pelas fotos podemos ver! Adorei a folga da"pessoinha " deitada na caminha,rs... E os jantares à luz de velas, românticos, mas são mais legais quando é por nossa vontade, não? Linda foto do s passarinhos no fio de luz. beijos, tudo de bom, fiquem bem! chica

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho medo... graças a Deus aqui não passou.
    Mas vi as imagens por aí e arrasou.
    Ainda bem que temos velas para deixar um pouco mais romântico nossos jantares...aqui falta luz com qualquer ventinho kkkkk.
    Essa carinhas são tão graciosas.
    Os passarinhos nem se fala....amo!
    O roda baixa está ficando branquinho....vou te mandar foto.
    bjsss amiga fica bem!

    ResponderExcluir
  4. Gente, que horror! Ter um estoque de velas é uma boa ideia. Tenho um, mas aqui pouco falta luz e como tenho sensibilidade extrema à luz, costumo andar no escuro. Outra amante de rádio! Toca aqui! Ultimamente escuto este mesmo programa, o seguinte mais ou menos e o outro não mais. Prefiro informações mais diretas, quando entra em blábláblá eu desconecto. Ultimamente, nem escuto mais rádio à noite. Espero que esteja tudo bem por aí, agora!

    ResponderExcluir
  5. Menina do céu, o ciclone assustou :( Aqui na serra gaúcha teve muito vento também e muita chuva, mas nada de estragos, pelo menos aqui nos arredores! Teus amiguinhos ficaram todos bem? Aqui a Nina morre de medo de vento e trovão, então tive que ficar com ela o tempo todo por perto...querida! Espero que agora esteja tudo mais calmo por aí! Se cuidem! ♥

    ResponderExcluir
  6. Tiane,m vim avisar que acaba de entrar uma foto tua lá!
    Obrigadão! Podes ver aqui:

    https://fincandoraizes.blogspot.com/2020/08/na-distancia.html

    beijos, feliz AGOSTO! chica

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde de paz, querida Tiane!
    Venho da Chica e encontro um espaço muito bom onde, no meio a tanto estrago, você mostra pássaros agrupados e um bolo que me pareceu delicioso.
    É assim que devemos proceder. Fazer do limão uma boa limonada.
    Não perder a esportiva e jantarezinhos românticos improvisados são bons...
    Tenha um ótimo final de semana abençoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir