terça-feira, 25 de novembro de 2014

Ouriços e espinhos. Tudo acabou bem!

 Sempre ouvi histórias de cães que atacavam ouriços, a caça acabava virando contra o caçador e temos um cachorro espinhento. Certa vez, também vi um cachorro entrando pela emergência de uma clínica com o focinho cheio de espinhos. Isso tudo me apavorava! Era um dos grandes temores que eu tinha com relação a mudança para o Recanto. Só de imaginar meus cães espinhentos, ou ouriços feridos, ficava apavorada.
Nos mudamos em setembro e eis que em outubro, Costelinha e Olívia atacaram um ouriço e adivinha?!  
 Logo que vi, quase surtei. Tentei tirar alguns com a mão, Leonardo pegou um alicate e tirou outros, mas é difícil e dolorido então, lembrei que tinha o telefone de um veterinário da região. Liguei para ele que ficou de vir assim que se liberasse de um atendimento em uma fazenda. 
Conseguimos ver ainda, o ouriço subindo numa árvore. Ainda bem que ele estava bem, não parecia ferido, pelo menos.
 Olívia é quem mais tinha espinhos e eles ficam se roçando na grama e passando a pata na tentativa de tirá-los. Que dó!
 Finalmente o dr. Marcio chegou, improvisamos uma mesa cirúrgica e como a Olívia estava com castração marcada para o dia seguinte, ele apenas sedou os dois, evitando uma super dose de anestésico.
 Gente! Era tanto espinho, mas tanto espinho! O que mais me angustiou, foi a retirada dos espinhos da língua. Sim, haviam alguns espinhos nas línguas e o veterinário puxava os espinhos e a língua vinha junto. Eu não sabia que eles tinham línguas tão grandes! rererere
Não se assustem com este sangue. Normal sair um pouco de sangue quando furamos o dedo, imaginem vários furos nos lábios, gengivas e língua! 
 O sangue foi só na hora que os espinhos eram retirados, logo parou e Olívia e Costelinha ficaram deitadinhos, lado a lado, esperando o efeito da sedação passar.
 Quando terminamos a operação tira espinhos da Olívia, Costelinha já estava querendo levantar.
                                         Costelinha queria ir para o sol e Leonardo amparou ele para que não se machucasse e o resto da tropa canina ficou solidária com os dois furados. 
Este foi o primeiro episódio do ouriço, e o veterinário comentou que o pior de tudo é que os cães não aprendem e se houver outra oportunidade, atacam o ouriço novamente.
E não é que ele tinha razão???
 Pouco mais de duas semanas depois, Olívia provou que eles têm memória curta e atacou o pobre do ouriço de novo, e desta vez, sua filhota, Lepi, ganhou uns espinhos junto.
 Só que, desta vez, não chamamos o veterinário e Leonardo conseguiu tirar todos os espinhos com a ajuda do alicate e minha, segurando e acalmando as ferinhas. Foi mais fácil do que pensamos!
 Aqui estão alguns dos espinhos retirados do segundo ataque da Olívia.
E aqui, os espinhos retirados da Lepi, que deu um pouco mais de trabalho, mas no fim, tudo deu certo!
Só espero que tão cedo, eles não cruzem pelo ouriço novamente!

8 comentários:

  1. |Ai, meu Deus!
    Ainda bem que estão bem!
    Que tal fazer um bolo de ração para eles?
    Será que aprenderam a lição?
    Duvido!
    Melhoras para Costelinha e Lepi!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  2. Tiane minha amiga, como pode isso!!!!
    Ai que dóóóóóóóóoó´. Estou de coração partido, coitadinhos, eles não sabem, é só instinto de caça.
    Mas que bom que já passou o pior, agora tem que ficar de olho porque eles latem quando vão atacar, aí vc corre pra ver que tipo de bicho que é!?
    Ainocencia deles é tanta que acaba trazendo sofrimento e dor, por essas e outras é que os chamo de "anjos"
    Então amiga, graças a Deus as coisa por aqui estão se acalmando e Céssi está melhor embora a veterinária não nos da garantia de nada mesmo com as quimio. Vamos ver o que papai do céu nos prepara.
    Um grande abraço pra vc e seus amores. Felicidades 1000 em sua nova morada. Beijussssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Amiga, esqueci de falar de Rabão. Ele é uma graça!! Encantador e adorável...querido demais!!
    Meu filho diz que ele ainda é bem jovem aproximadamente 1 ano, por isso tão brincalhão. Ele ficou um gorducho, está com 21 quilos,pode!
    Esse anjo chegou aqui não tinha 5 quilos, era só pele, osso e larvas, coitadinho, mas agora é tão feliz...
    E Thor... hoje completa 4 meses, já é bem mais alto que Rabão hehe, vai ficar igualzinho meu Théo, meu anjo. Théo quando partiu pesava 42 quilos de pura bondade e amor. Saudadesssss. Agora tenho ele nascido de novo. Então é isso minha linda, desculpe a cronica jornalística kkkkk.
    Abraços!!
    Ah, moro a uns 400 km de Londrina, fica mais perto de foz do iguaçu, 240 km, mas é bemmmm quente também. O Thor se acostuma e quando fica muito calor ele vai pro quatro só pra eu ligar o ar kkkkk Sabido não??

    ResponderExcluir
  4. MELLL DELLLSSSS!!! Nunca tinha visto assim! Dores e prazeres do campo, abrace os dois hehehe Até que dá pra fazer um artesanato com os espinhos, né?

    ResponderExcluir
  5. Ai, ai, ai... já aconteceu por aqui, dá uma dózinha né?! E o susto que a gente leva! Mas eles vão ficar bem, e espertos tb heheheh beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oi Tiane!

    Que acontecimento, hem? Se eu visse isto, não saberia nem o que fazer...hehehe
    Obrigada pela visita no meu blog!
    Um ótimo final de semana!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  7. Tiane,

    Que triste isso! Ah fiquei com tanta pena deles, que não consegui ver todas as fotos da retirada dos espinhos.
    Ainda bem que não foi tão grave, e que o ouriço também não se machucou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Coitadinhos ! Será que serviu de emenda ? :)

    beijinho


    ResponderExcluir

Responderei aos comentários aqui mesmo ou se preferir, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato. Obrigada pela visita e pelo comentário!