quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Minha hortinha, meu orgulho!

 31 de outubro, data desta foto, dia em que plantei as mudinhas de alface, tomate e pimentão. 
Deu um trabalhão danado fazer este canteirinho de nada, por isso, ninguém se atreva a falar mal do trabalho de um produtor rural perto de mim, porque não é fácil trabalhar na terra!
 Fiz o canteiro meio desanimada, pois as tentativas anteriores foram um tanto frustrantes com as mudinhas sendo devoradas por algum inseto não identificado. Não sei se formigas, lagartas ou o quê, só sei que comem tudo, da noite para o dia e assim elas fizeram de novo, mas só com os pimentões. Das seis mudinhas de pimentões que plantei, duas foram devoradas nos primeiros dias e hoje, só sobrou uma.
 Mas os tomates e as alfaces estão crescendo firmes, fortes, lindonas e sem um tiquinho de veneno!
 21 de novembro tirei estas fotos e plantei umas mudinhas de moranga, das sementes da moranga que comemos aqui em casa e eu semeei. 
Quem tá gostando da minhas mexidas na terra é o sr. Maçarico, que fica horas ciscando em volta da horta. Fique à vontade, mocinho!
 01 de dezembro, terça-feira. Tomateiros amarrados, alfaces lindas, pimentões devorados, as mudinhas de moranga crescendo e fiz mais um canteiro com mudas de ervilha torta. Leonardo e eu amamos ervilha torta!!! Já coloquei as estaquinhas do lado para amarrá-las, como vi as indicações na internet.  
Estou super orgulhosa da minha pequena horta! Quando comprei as mudas de alface, tomate e pimentão, não tinha de couve, mas quero fazer novos canteiros para plantar as couves, brócolis e outras sementinhas que tenho aqui. Não vejo a hora de colher e comer o que produzimos aqui, é muito gratificante!
O brabo é trabalhar duro enquanto uns e outros, ou todos, fica assim ó, de papo pro ar. 
Fala sério, Olívia!

7 comentários:

  1. Tiane,
    Que maravilha de horta, tudo fresquinho e o melhor sem agrotóxicos. Uma benção de Deus mesmo, ter um espaço assim prá cultivar.Que venha muitos e mais cultivos bem verdinhos, amarelos, laranjas..rsrs...
    Besitos

    ResponderExcluir
  2. Uau! As alfaces estão lindonas! Põe, na borda dos canteiros, uma trilha de cinza de fogão à lenha. Afasta lesmas, caracóis e, talvez, outros invasores.

    ResponderExcluir
  3. que horta linda...meu sonho ter uma assim em casa

    ResponderExcluir
  4. Pois é, enquanto uns ficam de papo para o ar, outros têm de trabalhar, se quiserem comer :)) Coisa mais fofa! E a horta então, está uma delícia para a vista, aposto que para o estômago também e não tenho dúvidas que para o teu coração esteja uma estrela Michelin! Beijos e bons trabalhos.

    ResponderExcluir
  5. Humm Tiane sua horta esta linda!!!!!
    A minha aqui em casa esta suspensa por tempo indeterminado rsrsrsr to fazendo um muro em volta de casa achei melhor esperar um pouco pra recomeçar as "plantação".
    Gostou do nosso duende preto!! Aquela é a Menina a gatinha do meu sobrinho Davi GAtos aqui são aos bandos srsrsrs mas só ela fica dentro de casa (Para desespero da mãe do Davi RRRSRSRSR Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Tiane, é a Vi,sua horta esta linda, aqui os tomates vão até certo estagio, depois vem uma lagarta e acaba com ele.. Não tenho feito horta, mas as arvores estão pedindo uma poda.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkk a Olívia fica igual a Cocada rsrsrs. O Enzo também deu pra fazer isso agora quando começa a ganhar carinho.

    Só quem trabalha com a terra sabe o que é. É muito fácil chegarmos na feira e no sacolão ou mercado e comprar, mas quem planta sabe o esforço e a dedicação que é necessário. Sua horta está linda! E quando falou em ervilhas tortas, minha boca se encheu de água, amo!!! Aqui custa uma fortuna e quando a mãe faz, ela coloca um pouquinho de tomate hummmm... não sobra nada (a panela é quase toda minha rsrs).
    Lá na Caverna Real, o Silas plantou abóbora e eu disse para plantar espalhadas as sementes. Ele colocou tudo perto na terra... Até começou a dar, mas a "patinha delicada" do Enzo a procura de mato para mastigar foi pisando as folhinhas e o pé não está lá estas coisas. Passando o trabalho agora de final de ano, quero arrumar alguns canteiros e quem sabe ter uns pezinhos assim também, Mas... vc não tem a couve e eu tenho!!! rsrs (só isso, por enquanto rsrs).
    Abraços esmagadores e lindo dia.

    Ahhh... postei o mimo lá na caverna, espia lá.

    ResponderExcluir