segunda-feira, 25 de abril de 2016

Balonismo em Torres

Neste ano, as condições climáticas não ajudaram muito o Festival de Balonismo de Torres. Para quem não fez feriadão e não passou os quatro dias do Festival na cidade, restou a sorte para pegar um turno bom, já que, nenhum dia foi bom por inteiro. Ou melhor, parece que o feriado de Tiradentes, na quinta-feira, cuja previsão era de um dia chuvoso, foi de sol e calor.
Leonardo, Tombinho e eu, tivemos sorte no dia escolhido para ver os balões. Combinamos de acordar cedinho para ver se o céu teria estrelas. A distância entre Maquiné e Torres é de, mais ou menos, 70 km e acontece muito das condições climáticas nestas duas cidades, estarem bem diferentes no mesmo dia, mesmo assim, resolvemos arriscar. Tinha estrelas e nuvens, saímos cedinho de casa, presenciamos um lindo nascer do sol na estrada, e chegando em Torres fomos direto para o Morro do Farol, que tem uma vista privilegiada da cidade e suas praias.
A mãe estava na praia desde quarta, mas não avisamos nada sobre nossa ida, pois só teríamos certeza depois de madrugar e olhar para o céu. Resolvemos mandar um bom dia com uma self nossa, para ela ver que estávamos na área! 
Demorou um pouco para aparecerem os primeiros balões e tinha muita gente no morro querendo a mesma coisa. 
Ainda no Morro do Farol, os primeiros balões a enfeitar o céu no comecinho do dia. Na parte de baixo da foto, dá para ver um pedacinho da lagoa do Violão, no centro de Torres.
Apesar da localização privilegiada do Morro do Farol, não conseguíamos ver muitos balões. Mandei zapzap pra mãe, que disse que eles estavam saindo do Passo de Torres, cidade vizinha de Torres, já no lado catarinense, e bem pertinho do apartamento da mãe e do pai.  
Resolvemos ir logo para lá.
 O apartamento da mãe tem uma vista privilegiada também!
 Leonardo tirou estas fotos quando estávamos indo embora e a mãe nos dando tchau lá de cima.
 Achei bem legal a sequência com o zoom!
Mostra bem porquê trocamos o Morro do Farol pelo apartamento, para ver os balões.
Foto do Leonardo
 Este é o rio Mampituba. De um lado é Torres - RS e do outro, Passo de Torres, Santa Catarina. Os balões estavam saindo do campo de golfe do Passo, na direção de Torres e do Parque do Balonismo.
Eles estavam em plena competição, a Prova da Chave. No Parque do Balonismo fica um guindaste com uma chave, não sei se, o vencedor tem que pegar a chave, ou vence, o que chegar mais perto da tal chave. Quem vencer, ganha um carro. Na foto acima aparece o guindaste, mas não vimos nenhuma chave e, pelo que vimos, nenhum balão pegou a dita.
Esta turma já tinha passado pelo Parque e, fora da competição, só resta embelezar o céu de Torres e deixar um monte de gente embasbacada com as imagens.
 Estes, subiram bem alto!
 Ouvindo as notícias hoje cedo, fiquei sabendo que três balões caíram no mar. Parece, que foi erro dos pilotos, que subiram além da altura permitida e acabaram sendo "fisgados" por uma corrente de ar que os jogou para o mar. Ninguém se machucou, tudo não passou de um susto.
 Realmente, eu e a mãe comentamos e nos impressionamos com a altura que eles alcançaram, mas não sabíamos que tem um limite de altura. Nos chamou atenção também, este balão que descia um tanto rápido. na minha ignorância, achei que eles estavam tirando o ar do balão propositadamente, para descer, mas não sei não, se este não foi um dos que caiu no mar.
 "Cai, cai balão! Cai, cai balão, aqui na minha mão!"

Tombinho não deu muita bola para os balões, mas adorou o passeio! 

10 comentários:

  1. Oi Tiane, eu gostaria muito de fotografar um evento assim, os balões ficam tão lindos espalhados pelo Céu. Infelizmente eu também vi essa notícia dos balões que caíram no mar no Bom Dia Brasil hoje de manhã. Ainda bem que ninguém se feriu :(
    Bjs e ótima semana pra vc

    ResponderExcluir
  2. Tiane,
    Que passeio legal.Eu morei em Maringá e lá tinha também essas competições algumas vezes.Mas nunca podíamos ver todos assim juntinhos, a cidade era muito plana.Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  3. Taí uma coisa que gostaría muito de um dia
    fazer... Deve ser bem legal.
    Já é só de olhar.

    ResponderExcluir
  4. Taí uma coisa que gostaría muito de um dia
    fazer... Deve ser bem legal.
    Já é só de olhar.

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei as fotos , deve ter sido um dia emocionante.
    Sua mãe não mora mais em Poa?
    boa semana bjssssssss

    ResponderExcluir
  6. E eu estaria como Tombinho... esse aí tem sorte.

    ResponderExcluir
  7. Deve ser um espectáculo mesmo! Só assisti uma vez aqui em Tomar a uma partida de balões e adorei :)) Beijos.

    ResponderExcluir
  8. rsrs que cara de sono do Tombinho rsrs.
    O nascer do sol é um verdadeiro espetáculo e a foto ficou linda, quer dizer, as fotos. Festival bem interessante e divertido. Ainda bem que os que caíram não sofreram nada mais grave. Agora, fiquei curiosa para saber se tinham que pegar a chave o não rsrs.
    O que mais me impressiona é a diferença de cenário. Não adianta, eu sou mais "rural" e as fotos com tantas casas e a cidade já me dão saudade do mato. Amei as fotos com zoom da mãe, ficaram bem legais.

    Quer dizer que tem plano A e B para seu Projeto? rsrs achei legal e não deu pra ficar séria ao ler seu coment.
    Quanto à leitura, é mesmo o que vc falou. Erros de concordância e grafia são pavorosos e parece que todos estão entrando nessa - acham legal... Eu não sei... acho que cultura é dever de todos. A internet tá aí pra pesquisa, por que não usar?

    Te "vejo" amanhã.
    Lambeijos pra tropa toda e esmagadores pra vc e Leonardo.
    Feliz dia!

    ResponderExcluir
  9. O visual é lindo mas só de imaginar dá um frião na boca do estômago...
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderExcluir

Responderei aos comentários aqui mesmo ou se preferir, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato. Obrigada pela visita e pelo comentário!