sexta-feira, 29 de março de 2019

Um Projeto por Mês - Oratório para São Chiquinho

Última sexta-feira do mês e aqui estamos para apresentar o nosso projeto da vez. 
O meu projeto não estava engavetado há muito tempo, comprei o oratório pequeno no fim do ano passado, ou começo deste, não lembro bem, para colocar um São Chiquinho que veio de Porto Alegre comigo, e que ganhei do Leonardo. Mas, o Santo era maior que o oratório e ficou tudo como estava, até que, numa das saídas do Leonardo, ele parou num posto de combustível para a tradicional parada "xixi, café, chiclé!", e viu uns Santinhos para vender. Sempre que vejo Santos numa vitrine, vou procurar pela imagem de São Francisco mas é difícil achar junto com outros Santos. Acho mais fácil achar em lojas de artesanato do que em lojas, ou sessões de artigos religiosos.
Mas o Leonardo achou, lembrou de mim e comprou! Que alegria! Dupla alegria porque ganhei um presente e o que mais gosto, a lembrança que a pessoa teve quando viu o presente! Eu adoro receber presentes mas, gosto muito, muito, muito quando a pessoa diz: "bah! Vi isso aqui e lembrei de ti!", presente fora das tradicionais datas de ganhar presente. O melhor presente é ter sido lembrado! 
E o São Chiquinho que ganhei cabia direitinho naquele oratório pequeno! Mãos à obra!
Foi uma novela escolher a cor pois, tinha pensado em fazer uma decoupagem por dentro. Pensei, pensei e desisti da decoupagem. Depois outra novela para decidir se pintaria a cor chapada ou não. Outra novela para decidir a cor por de dentro... deixo branco, ou  não?!  Ó céus! Por que sou tão libriana??? :)
Finalmente, o meu ascendente Áries deu um chega pra lá na Balança e resolveu tudo rapidinho!
Este é o São Chiquinho do posto de combustível.
E este é o São Chiquinho da Tok&Stok que também ganhei do Leonardo, quando ainda morávamos em Porto Alegre. Ele é grande demais para o oratório pequeno, e pequeno demais para o oratório grande.
 E este é o meu projeto do mês, com a minha gatinha da vez, e com o livro sobre a vida de Francisco, que ganhei de Natal, adivinhem de quem??? 
 Sim, do santo Leonardo! :) Ganhei no Natal e li rapidinho! Ele é bem fininho mas também é bem legal, uma leitura bem gostosa, principalmente, para quem gosta deste Santo que, antes de virar Santo, foi uma pessoa como qualquer outra! Recomendo a leitura!
 Por enquanto, os dois Chiquinhos estão em cima da cristaleira.
Gostaram do meu São Chiquinho?
Como falei antes, o trabalho não estava abandonado  mas, o desejo de ter um oratório para um São Francisco, era um antigo sonho! 
Pois ele foi o meu projeto do mês na brincadeira criada pela nossa Bruxa e santa Márcia, do blog Poções de Arte! Aquela brincadeira que nos incentiva a terminar os trabalhos que começamos e abandonamos, ou a realizar um antigo projeto, guardado nas gavetas dos sonhos, ou nas pastas do Pinterest, do computador, numa revista...
 Falei em santa Bruxinha porque a nossa Bruxinha mergulhou de corpo, alma e coração na causa dos animais abandonados, e nem tem tido tempo para realizar os seus projetos pessoais. Mas vou tentar, continuar fazendo as postagens dos projetos porque fazem muito bem para mim! E logo que der, ela reaparece por aqui! E por falar em animais abandonados, um dos meus ex-abandonados, a Pê, aprontou mais uma ontem, e tentou beijar uma cobra...
 Foi mais um susto muito grande! Foi a terceira picada que ela levou em menos de seis meses! Em dezembro passado foram duas, duas picadas, uma em cada pata, num único ataque, o que rendeu uma senhora hemorragia e quase uma semana no veterinário.
Ontem foi no focinho e já eram mais de seis da tarde. Não conseguimos veterinário de plantão e apelamos para um santo remedinho que os vizinhos nos indicaram, há quatro anos, quando tivemos o primeiro cachorro atacado por cobra. Um santo remédio mesmo! Tem que dar, via oral, 15 ml a cada meia hora. Ficamos até tarde da noite assim, cuidando dela em casa, que ficou muito inchada!
Hoje de manhã ela estava assim! Um tantinho inchada, ainda, principalmente no papo, e com fome! Estava esperando a comida quando tirei a foto! E tá brincando como se nada tivesse acontecido! Meu grude amado! Viram só?! Meu São Chiquinho já teve bastante trabalho ontem! :)
Ah, a danadinha da serpente foi capturada pelo Leonardo, era uma cruzeira e foi solta, sã e salva, bem longe daqui, num mato fechado e desabitado.
Agora, chega de blá, blá, blá e vamos conferir se mais alguém conseguiu finalizar algum projeto?

Sandra com Paninhos de Copa 

7 comentários:

  1. Olá Tiane, que aventura da pê heim? Ela é uma sobrevivente e acho que São chiquinho já está trabalhando e operando milagres por aí... Não conhecia esse santo, mas fiquei interessada em sua história, vou procurar saber mais dele, seu projeto ficou muito lindo. Um xeru!

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Tiane, eu sou de capricórnio e sou muito indecisa também, levo uma cara vendo fotos, escolhendo e só consigo tomar a decisão nos últimos tempos. Ficou muito bom o seu projeto, agora ele terá um cantinho próprio para ele e azul foi uma ótima escolha de cor, a minha cor preferida. Tadinho do seu cachorro, ainda bem que não era uma cobra venenosa, espero que ele se recupere logo e bem. Eu também já fui picada por uma cobra e na praia, acredita?rsrsrs. Aquelas folhas da decoração de outono são papéis sim, elas além de decorar também fizeram parte de um sorteio, atrás delas tinha nomes e frases. Bjss.

    ResponderExcluir
  3. Tiane, teu São Chiquinho ficou lindo no oratório bem caprichado e feito. Ele merece, pois cuida bem dos animaizinhos e por aí está com bastante trabalho! Ainda bem tudo deu certo. Acabou bem! Boa sorte! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Tiane! obrigado pela visita!! Tambem espero que a nossa amiga consiga voltar ao projeto que ela criou com tanto carinho. Eu por mim tambem vou tentar tocar o projeto enquanto ela não volta.
    Amo São Francisco e tenho uma historia interessante sobre ele aqui em casa. A muitos anos mais muitos mesmo quando pintava gesso comprei uma remessa de peças , pintei algumas e o resto ficou abandonado numa caixa. Como vc sabe o povo aqui é doido por cavalo e cachorro. Quando o galpão novo ficou pronto com dirreito a gruta e tudo meu irmão perguntou se não tinha um santo pra por lá.Fomos procurar uma nossa senhora que estava guardada mas em vez da santa achei a caixa esquecida que quando foi aberta adivinha quem era a primeira peça que desembrulhei, Então! o dito padroeiro dos animais nem procurei mais pela santinha. hoje o nosso Chiquinho esta numa prateleira dentro do galpão e ´meu irmão conta essa historia pra quem quiser ouvir em toda reunião que tem lá.
    Adorei o seu tão delicado e o oratório também. Eu quando vou pintar algo sou rapida pois geralmente quando vejo a peça ja sei de que cor e como quero ai é rapido.
    Mas que aventura a Pé teve heim. E sorte que ela teve a sua versão bruxinha Marcia pra cuidar dela. Vamos tentar tocar o projeto enquanto a Marcia está fora. Um beijo da Eliane.

    ResponderExcluir
  5. Morro de medo da minha cadela ser picada!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Tiane, quanta saudade!
    Fico tão preocupada com meus bichinhos, aqui tem muita cobra, não sei o que faria se fossem picados, dia 18 do mês passado perdi minha Estrelinha, o vizinho tem 2 pitbull que vivem em meu quintal, mataram minhas galinhas e como a Estrelinha latia para eles, acabaram matando...
    Estou muito triste, sinto falta dela e tenho que ficar o tempo todo de olho na Madona, para evitar que eles matem também...
    Amei seu oratório, parabéns, seus projetos são muito lindos... Ah, gostei da história também, tem razão, o melhor presente é ser lembrada!
    Imagine, só... Eu sou Áries com ascendente em Libra, vou pelo impulso!!!
    Excelente mês de abril, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  7. Que bom que deu tudo certo com a Pê, que ela não apronte mais!!!

    ResponderExcluir