terça-feira, 16 de abril de 2019

Outono é época de goiaba!!

E no Recanto está literalmente, chovendo goiabas! As goiabeiras estão bombando como nunca e eu aproveitei a boa safra e fiz schmier (chimia)!!!
 Peguei a receita da sogra e mais uma da internet, misturei as duas e fiz do meu jeito! :) A sogra disse como fazer, sem medidas. A receita da internet dava as medidas e foi por onde me baseei na primeira vez que fiz: são duas xícaras de goiabas picadas, uma xícara de açúcar cristal e suco de limão. 
 Bate as goiabas no liquidificador.
 Peneira...
 ... para separar sementes da polpa.
 Acrescenta o açúcar e o suco de limão e leva para o fogo, por 40 minutos ou, até começar a soltar do fundo da panela. 
Pronto!
 Deixa esfriar.
 Temos uma linda e perfumada schmier caseira de goiaba, sem corantes! Sem aditivos! Sem conservantes!
A primeira vez que fiz, rendeu isso que aparece na foto: três potinhos que voaram rapidinho! Foi um potinho para o caseiro do vizinho,  outro pote para outro vizinho e um pote para a sogra!
 
Olha a quantidade de goiabas que caem no chão! Isto, goiabas de duas goiabeiras apenas! Temos várias no Recanto!
O passaredo está se fartando e ainda sobra para a gente fazer schmier! 
 Como a minha primeira schmier aprovou, fiz outra ligeirinho, e segui uma dica da sogra: para que ela dure mais, coloca um pouco mais de açúcar e cozinha por mais tempo. Ficou mais durinha! Adorei! 
Rendeu mais três potinhos: um para a mamis, um para a Sandra, amiga da mamis que nos visitou aqui, e outra para o amigo Germano, que também nos visitou!
E a terceira leva de schmier virou geléia! Bom, no meu entendimento, geléia é algo mais molinho e schmier, mais durinha. A terceira leva fiz na máquina de pão, sugestão da Néia, esposa do pedreiro que está trabalhando aqui. Eu nem sabia que dava para fazer schmier/geléia na máquina de pão!!! Nunca tinha percebido o módulo "geléia" na máquina... mas que tança! 
No manual da panificadora só tinha geléia de morango e de abacaxi. Fui na internet e achei geléia de goiaba na panificadora e nada de mistérios! Mesma coisa que se fosse na panela. Muito mais prático, já que não precisa ficar mexendo por mais de 40 minutos mas... ficou um tantinho mais mole, para o o meu gosto por isso, que é geléia mesmo, e não schmier! ( no meu conceito...)
Este foi o rendimento da geléia da panificadora, 700g que foram distribuídos em mais três potinhos, por sua vez,  distribuídos para a Néia, a Mara e um... pra mim!!! 
 Café da manhã com schmier de goiaba fresquinha e pão da máquina do Leonardo, que é o melhor padeiro de pão de máquina que conheço!
Delícia!
E adivinha? 
Vai rolar mais schmier!!! 
Quem quer???

4 comentários:

  1. I hope you had a Happy Easter, dear friend !!
    Greetings

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha, adoraria morar no meio da natureza, colher fruta do pé, deve ser libertador. Mas me tira uma dúvida, vc não tem medo de ficar sozinha em Casa? Vc vai participar de 1 projeto por mês? Eu fiz meu projeto, mas não vi ninguém participando. Bjss.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tiane!
    Adoro goiaba! A minha tia trazia sempre em suas visitas a Espanha. Sinto saudades, seu post me lembrou ela...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Hola Tiane me encanta tu blog, soy la persona más golosa del mundo, un placer conocerte, muchas gracias. Besos.

    ResponderExcluir