domingo, 16 de novembro de 2014

Massa ao molho de tomate e azeitonas de uma panela só

Eu amo cozinhar, pena que não sei direito! Mas acho que estou aprendendo! 
Leonardo viajando, eu solita, dia perfeito para colocar em prática a receita da Rita Lobo, Penne ao molho de tomates e azeitonas de uma panela só, receita boa e rápida para quem mora sozinho, ou está sozinho, como eu. Eu não cheguei a ver o programa, que adoro, mas a mãe, que também gosta de assistir os programas de culinárias da GNT, viu e me contou. Fui lá no site, na página da Rita Lobo, e  preparei o meu almoço de domingo. Aliás, como boa italiana que não sou, mas tenho sangue de, domingo para mim, é dia de macarronada. Amo massa!!! Se dependesse da minha vontade, acho que comeria massas todos os dias. A receita da Rita Lobo está linkada logo ali em cima, no título da receita, mas eu estava tão empolgada na hora de fazer esta massinha, que caprichei na produção para fazer uma postagem, lembrando a própria Rita, que sempre fotografava seus pratos logo após a preparação. Então, lá vai a minha massa de uma panela só.
 Ingredientes:
-  alho
-  1 colher de sopa de extrato de tomate
-  1 xícara de massa
-  1 xícara de tomates-cerejas
-  5 azeitonas
-  1 1/2 xícara de água
-  manjericão
- 1 copo de martini com cereja
Na receita original ia cebola, que não tenho nunca em casa porque o Leonardo não gosta então, usei 2 dentes de alho ao invés de um (amo alho!)
 Outra alteração que fiz foi com o tipo de massa. Como não tinha penne, usei esta espiral que já estava aberta e como sou gulosa, coloquei duas xícaras ao invés de uma....
Deve ter ido um pouco mais de tomate cereja porque usei todo o resto que ainda tinha dos tomatinhos que nasceram na casa da minha irmã, em Florianópolis e ela trouxe um monte deles quando veio para o aniversário do pai. Que vergonha! Eu que moro num sítio e a minha irmã que manda a produção de tomates que nasceram no meio do mato. Minha sobrinha disse que não aguentava mais colher e comer tomate-cereja, de tanto que tinha. Já semeei alguns aqui no Recanto, vamos ver se vão vingar e sobreviver ao ataque das formigas.
O manjericão também veio de Floripa. Aliás, que manjericão viajado este. Minha irmã plantou ele num balde, lá na casa dela, e acabou dando para a minha mãe, que levou o dito para Porto Alegre. A mãe não tinha onde plantá-lo e deu pra mim, que já transplantei o moço para a terra e futura horta.
Não tenho extrato de tomates em casa então, usei um pouco daqueles tomates pelados em lata, que tenho comprado para matar minhas saudades de tomates, que o Leonardo também não gosta.
E por último, usei azeitonas verdes porque não tinha das pretas.
 Daí é aquele básico, refoga o alho, acrescenta o extrato de tomate, sal, a massa, os tomates-cerejas, as azeitonas e a água. Mexe bem, adiciona as folhinhas de manjericão, tempera com pimenta-do-reino a gosto, mistura e deixa ferver até ficar no ponto.
 Voilà!!!
A foto acima foi só para a produção. :-) Não comi na varanda olhando o rio porque estava muito calor, só quis caprichar nas fotos para a postagem ficar mais parecida com o programa da Rita Lobo, que eu adoro! Tem receitas práticas e muitas dicas para quem gosta de cozinha, desde utensílios até livros.
 Depois da foto "oficial" com o rio de plano de fundo, sem planejamento saiu esta foto com o Costelinha de plano fundo, babando pela minha massinha, que ficou uma delícia!!!
Ah, o martini foi para a cozinheira, que bem balaqueira que é, gosta de bebericar enquanto cozinha. Até parece...

6 comentários:

  1. PAAAAAAARA! Voltei na 6f de noite de viagem e me esqueci que ontem seria feriado. resultado: tudo fechado e não deixei nada pra comer. Tô passando a pipoca, manga...o que sobrou por aqui hehehe. Essa massa tá linda e parece uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Está mesmo com uma cara ótima!
    Olha fiz o seu quiche de legumes. Usei cenoura, vagem, milho verde e muito alho porró. Foi o almoço de hoje. como boa mineira que sou acrescentei queijo ralado e ovos no recheio. Ficou muito bom!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderExcluir
  3. Tiane,

    Gosto muito de massas também.
    Acabei de almoçar, e um dia frio e chuvoso como o de hoje, essa receita cairia super bem.
    Eu amei a foto com o Rio no fundo, e almoçaria olhando pra ele, com muito prazer.
    Obrigada por compartilhar a receita. Vou fazer qualquer dia.
    Uma linda semana! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ti querida, eu vi esta receita e fiquei salivando, e agora aqui! :)
    Amei as fotos e todo seu relato, muito divertido, especialmente a parte do manjericão viajado! :)
    Ti, tenha uma linda semana!
    Beijosssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  5. Hummmm! Que delicia! Vou fazer, rsrs Bj

    ResponderExcluir
  6. Adoro massas... que calor é esse amiga?
    aí deve ser bem fresquinho por causa do rio né?? bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir