terça-feira, 27 de outubro de 2015

Primavera com pouco sol, mas muitas aves!

Vira-bosta, Chupim, entre outros nomes.

 O clima aqui no sul está completamente maluco! Em agosto, pleno inverno, fez um calorão atípico. A primavera chegou com chuva, muita chuva, frio, muito granizo, vento e pouquíssimos dias de sol. 
 No calor de agosto, muitas plantas foram enganadas e floresceram fora de época. Agora, na primavera, minha impressão é que tem menos flores e menos cores, já que os dias estão quase sempre cinzentos.
 Ando encantada com o passaredo! Fico horas observando e admirando, desde pequenas aves como o Vira-bosta, canarinhos, corruíras e rolinhas, até as grandes aves de beira de rios, como as que mostrei umas duas postagens atrás. 
 Estou apaixonada por este casal de canarinhos, que fez ninho em uma das casinhas feitas pelo Leonardo, e que foi colocada no caramanchão.
Na verdade, tem uma casinha em casa ponta do caramanchão. Uma, foi ocupada pelos canarinhos e a outra, pelas corruíras, que são mais ligeirinhas e tá difícil conseguir uma foto delas. Esta foi a única, até agora! Estão preparando o ninho, trabalhando incansavelmente, levando galhinhos para dentro das casinhas.
Que bichinhos encantadores!
 Como pode alguém fazer mal a eles? 
 O casal descansando num galho, bem próximo da casinha.
  Descanso mais que merecido, já que o trabalho é grande!
 Os dois trabalham na construção do ninho.
 O amarelinho está dentro da casinha, recém entrou com galhos no bico, e o pardinho espera a vez de entrar com mais material para o ninho. 
Que sejam felizes!

5 comentários:

  1. Oi Tiane!!! Menina que primavera é essa?! Também ando sentindo falta das flores aqui no sítio, tudo tão cinza e sem vida... o que realmente nos alegra são os pássaros, muito lindinhos os que você fotografou! Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Uma das coisas que achei mais lindas do Recanto: o passaredo! Pura benção!

    ResponderExcluir
  3. Amen! ;) Beijos e boa observação do passaredo!

    ResponderExcluir
  4. Lindos os seus canarinhos, o macho amarelo e o pardo é a fêmea, correto?. Por aqui temos muito, a Curruíra disputa com o Beija Flor a aguinha com açúcar.
    Abs, beijos Mari

    ResponderExcluir
  5. Ah Tiane, que lindo!
    Vc conseguiu belas fotos!
    Concordo com a loucura do clima, também tenho sentido muito isso por aqui. Esses dias estavam bem frios e hoje o sol aparece, mas não tão quente ainda.
    Adoro acordar com o canto deles. Lá em casa são várias espécies e sempre encontro algum ninho em alguma árvore. Já na mãe, eles costumam fazer na samambaia que fica bem próxima à porta da cozinha rsrs. Quando vemos o chão cheio de galinhos e folhinhas, sabemos que estão trabalhando.
    Também quero colocar algumas casinhas para eles, já que não se cansam de comer as frutas que plantamos por lá...

    Obrigada pelo carinho com o projeto lá da caverna. Quando postar o seu, me avisa que já atualizo.
    E quanto às rolhas, se não for utilizar, claro que quero! Se depender de mim pra juntar um baldinho daqueles de novo, acho que levará mais que uma década, já que não bebemos rsrs.

    Abração esmagador.

    ResponderExcluir