quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

As leituras para o semestre, ou para o ano...

Nunca fui uma devoradora de livros como a minha mãe, o Leonardo e a minha sobrinha Marina. 
A Marina é daquelas que, quando começa um livro, não fecha ele, até terminar a leitura. Ela acorda lendo, toma café lendo, caminha lendo, almoça lendo... E não são livros fininhos, são volumes e mais volumes, um mais grosso que o outro.
O Leonardo também, está sempre lendo um livro, ou até dois ou três, ao mesmo tempo. Um fica na cabeceira da cama, outro fica no carro, outro na sala... 
E minha mãe sempre gostou de ler, pede livros de presente, comprava livros no Círculo do Livro e sempre fazia a gente escolher algum. 
Eu sempre gostei de ler mas nunca como a Marina ou o Leonardo. Lia os livros que o colégio pedia e lia um que outro, que me interessava mas, de alguns anos pra cá, piorou e parei de ler. Eu começava a ler e dormia nas primeiras páginas, fosse de dia, fosse de noite. E estava difícil ler um livro do começo ao fim, normalmente, abandonava a leitura no meio do caminho.
Desde que começamos a namorar, o Leonardo tem me presentado com livros. Alguns eu consegui ler todo, outros estão abandonados ou, nem começados. 
O último livro que li com muita vontade, que eu me lembre, além daquele sobre Alzheimer, o "Quem, eu?", foi um presente do Leonardo, o "Pequeno Segredo", escrito por Heloisa Schurmann, a mãe da família conhecida internacionalmente pelas grandes aventuras ao redor do mundo a bordo de um veleiro.
Isto foi em 2014, logo que nos mudamos para o Recanto. Lembro que, milagrosamente, o Leonardo foi dormir e eu fiquei lendo na sala, noite adentro, até terminar o livro. Normalmente, acontece o contrário aqui, eu vou dormir e ele fica lendo.
Mas, como bem disse a Glória Maria na apresentação do livro, " O pequeno segredo de Kat me tirou a respiração. Trouxe mais luz ao sentido verdadeiro da nossa existência. Amor e respeito incondicional às diferenças. A fantasia da vida. A realidade da morte." 
Baita livro! Baita história! Digo eu!
Eu sou manteiga derretida, choro até em propaganda de margarina mas, acho difícil alguém não se emocionar lendo o livro, ou assistindo o filme que virá este ano. Preparem os lenços! 
Se quiser se familiarizar mais ainda, com a história, é só assistir aos vídeos das viagens da família Schurmann. São ótimos e tem várias viagens que eles realizaram com a Kat.
Mas, o que eu queria mostrar nesta postagem é a relação de livros que estou acumulando na minha mesinha de cabeceira e que pretendo ler este ano, ou, quem sabe e tomara, neste semestre.
Tem quatro livros que ganhei do Leonardo, um que ganhei de uma amiga, três emprestados e um comprado.
Outra pessoa que tem me incentivado muito é a Bruxinha Márcia, do blog Poções de Arte, e ela me convenceu a entrar em mais uma brincadeira entre blogueiras, que incentiva a leitura. Desafio aceito, vamos ver se consigo ler um livro por mês.
Estou empolgadíssima lendo um dos presentes de Natal que o Leonardo me deu, que é o livro que está no topo da pilha. Devo terminar em seguida e espero continuar o pique com os outros.
Até o Leonardo anda surpreso comigo! Levo o livro para tudo que é canto, fila de banco, fila de correio, leio no carro esperando ele fazer alguma coisa na rua, dou boa noite e digo que vou ler um pouco na cama... ele só ri, mas tenho lido sim! 
Boas leituras para quem não dorme no ponto!

5 comentários:

  1. Tiane Nem posso mostrar os meus, faz mais de dois anos que não leio nenhum livro, e eu amava , adorava, disputava com o maridão quem lia mais, éramos sócio do circulo do livro...até hoje ganho livros ....começo lendo duas páginas e depois já estou esquecendo o que li e tenho que começar de novo ..por isso deixei pra lá, meu marido também diminuiu bastante, mas ainda lê.

    prefiro ver o filme.... bjssss

    ResponderExcluir
  2. Tiane,
    Eu leio menos que gostaria, mas também fiz promessa de ano novo...rsrs...
    Já fui melhor leitora,confesso,quando era "xovém".Gosto de livro de folhas,de sentir o livro, fazer dobrinha(que feio...rsrs...).Mas quando quero ler algum em português,ai só digital,num instante dou um sono danado.E toma tabletada na cara...kkk...
    Besitos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Oi!!! Tudo bem?

    Primeiro queria te agradecer de todo o coração pela linda cartinha que eu recebi em casa. Amei a lembrança!! Eu prometi te mandar um também e eu ainda irei! Nos mudamos uma semana antes do Natal, recém colocamos internet e estávamos até pouco tempo atrás com visitas. Sem contar a bagunça da mudança que todos os dias estamos tentando arrumar!! rsrs

    Sobre os livros, eu também tenho este projeto de ler mais, me informar mais. Faz bem ler né. O Denis lê muito também, pra todo lado que ele vai ele está lendo.

    Te desejo um ano de 2017 repleto de leituras, amor, paz e felicidadess!!

    Grande beijo!!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Confesso que tenho preguiça de ler, quando começo ler algum livro me dá um sono kkkk. Fala sério né, ainda bem que meu filho não puxou a mim, ele ama ler, já leu vários livros e toda vez que vamos dar um presente pra ele, na hora pedi livros.
    Mas já li alguns, na verdade eu gosto, só tenho preguiça, mas quando começo um , só paro assim que termino.
    Abraços apertados, você recebeu meu email? Essa semana que vi o que vc mandou em Novembro, poxa vida te peço desculpas.
    Mas já foi respondido!!

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre amei ler, leio tudo !! Mas não compro ! É que eu nunca releio um livro então é regra não comprar ( anão ser de receitas, mas mesmo assim, só compro se for usar mesmo) mas sou rata de biblioteca e aqui tenho 5 boas, então minha regra é fácil de cumprir, srsrrsrsrs ! Você vai amar A Doçura do mundo , é tão lindo !! Depois me conta !

    Bjus 1000 querida

    ResponderExcluir