quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dois dias em Nova Petrópolis - parte 2 - Hoje tem tapioca? Tem sim senhor!

O tapioqueiro de plantão.

Os sogros sempre tomam café de noite e Leonardo e eu resolvemos dar uma incrementada no café, testando uma nova receita: tapioca!
Leonardo participou de uma remada com acampamentos há poucas semanas, no Saco de Mamanguá e em outras belas praias fluminenses e paulistas, e o anfitrião preparou tapioca para o grupo. De volta a Porto Alegre, tentamos fazer em casa e quase matamos o Trieste, nosso amigo paraense, de tanto rir com a nossa tapioca. Eu já tinha um saco de tapioca em casa há muito tempo mas nunca criei coragem de fazer. Olhamos na internet e dizia que tinha que hidratar, o que fizemos prontamente, mas devo ter colocado pouca água porque a tapioca criou o formato da bacia e quem disse que queria se desgrudar dali? Trieste ficou com pena de nós e preparou uma tapioca, a comida dos pobres no Pará, como ele chama, e descobrimos que já tem à venda a tapioca hidratada. Que maravilha! Leonardo correu no supermercado e comprou vários sacos e alguns dias depois,  aproveitamos as cobaias Egon e Sonja, os sogros para degustarem nossas tapiocas.

Na primeira, apenas passamos manteiga, como Trieste havia feito para nós. Cortamos em pedaços para que os sogros provassem e aí então, fazer as outras. Eles gostaram! Azar deles! Fizemos duas tapiocas com recheio de salaminho e queijo ( que não como), duas de palmito e queijo e a última com leite condensado. Eu fui apenas a auxiliar do tapioqueiro e ajudei a comer,claro. Aliás, acho que foi quem mais comeu...
Eu disse "azar deles" porque foi um vareio de tapioca, que o Leonardo acordou no outro dia, sem poder lembrar das tapiocas. Mas que ficaram boas, ficaram, só que são um tantinho pesadas e parece que bem calóricas. 
Depois de tanta tapioca, só um soninho bem gostoso para ajudar na digestão. 
Boa noite!

4 comentários:

  1. Olá! Tiane, vim passear por essas bandas. Bom...nova petrópolis é tudo de bom...acho que foi a cidade do RS que mais visitei nos ultimos anos. Ora...para levar amigos ou passear mesmo. Agora temos o sitio e por aqui tem bastante coisa a fazer a gastronomia local é bem farta.
    Meu pai fazia muita tapioca quando eramos pequenos.
    Mas não podería deixar de falar sobre esse gatinho...como ele se recuperou né? Amo...gatos.
    janicce.

    ResponderExcluir
  2. Tiane, minha querida amiga!!
    Que delícia estar aqui, poder compartilhar com vc esse café com tapioca que eu adooooro, flores lindas de um jardim simples mas com tantos encantos. Bichinhos em forma de anjos e anjos em forma de pessoas com vcs que amam e protegem.
    Beijos minha flor

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Eu amo tapioca e de vez em quando também faço.. só que a bichinha é bem calórica mesmo... as suas estão com uma cara ótima.
    Beijos!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Minha tapioca favorita é a de coco e leite moça!
    bjss

    ResponderExcluir