
sábado, 28 de março de 2009
Copa das Nações-Veleiros do Sul - Porto Alegre

quarta-feira, 25 de março de 2009
Treino e despedida
Nos encontramos na esquina da minha rua com a Protásio, ainda não tinha sol mas tudo indicava que seria mais um dia quente. O céu estava azul, sem uma nuvem e o ar bem fresquinho, uma típica manhã de outono! Descemos pela Antonio de Carvalho até a Bento e seguimos na direção de Viamão.
Não pegamos muito movimento porque o fluxo era no sentido contrário, Viamão - Porto Alegre. As paradas de ônibus sim, estavam lotadas nos dois sentidos.
"Viamão é o maior município em extensão territorial da mesoregião Metropolitana de Porto Alegre e da microrregião de Porto Alegre.
A origem provável do nome Viamão é controversa, a versão mais comum é de que a partir dos morros da região, e do topo da igreja matriz, é possível se avistar o rio Guaíba e seus cinco rios afluentes: Jacuí, Caí, Gravataí, Taquari e rio dos Sinos, que formam uma mão aberta. Daí a frase: "Vi a mão". Uma outra etimologia para o nome da cidade é que seria uma corruptela a freguesia de Viamonte, cerca de 30km de Évora, Portugal.
Fomos até o centro de Viamão, mais precisamente, até a Igreja Matriz. Já tinha passado de carro por ali algumas vezes mas aquela igrejinha nunca tinha me chamado tanto a atenção. Essa é uma das vantagens de andar de bicicleta, vemos muitas coisas que, de carro passam desapercebidas. A construção da Igreja Matriz de Viamão é muito linda, pena, que está super maltratada dando a impressão de estar abandonada pois, até as portas estavam fechadas. Sempre achei que as Igrejas ficavam abertas nas primeiras horas da manhã para os fiéis mais fiéis poderem rezar mas me enganei. Acho que a fé também foi abandonada...
Triste constatação de que não tem como eu voltar para casa sem ter que subir alguma lomba. Seja de que lado da cidade eu estiver, já pensei, repensei e não tem como: por qualquer lugar eu pego uma subida.
sábado, 21 de março de 2009
Passeio até a Lomba Grande - Novo Hamburgo
O Bairro fica bastante isolado da cidade, e possui uma espécie de microcentro que centraliza os demais microbairros de sua área.
"Lomba" é um termo utilizado no Rio Grande do Sul para designar ladeiras.
http://www.lombagrande.org.br/
quarta-feira, 18 de março de 2009
Bate-volta à São Chico...de carro
Deu tempo para conhecer, mesmo que rapidamente, a famosa Livraria Miragem. Uma espécie de livraria, museu, casa-de-chá, centro cultural e, em breve, um cine-teatro. Um prédio belíssimo que se tornou atração turística na cidade. A proprietária, Luciana não come carne, por isso a casa de chá só serve quitutes vegetarianos. A preocupação e o respeito que a proprietária tem pelos animais também aparece nos muitos cães recolhidos das ruas que ela mantêm em sua fazenda e nos livros da seção infantil da livraria, que não vende obras nas quais eles sejam retratados presos. Na livraria, a água é reaproveitada e parte da energia é solar. Pena que não pude tirar fotografia.
"Acostumados que estamos aos poucos investimentos para bibliotecas, livrarias e centros culturais no interior do Estado (fora do Rio Grande do Sul não deve ser muito diferente), é surpreendente aquela construção de esquina inteira, na Assis Brasil, a principal rua da cidade que fica a pouco mais de 100 quilômetros de Porto Alegre. Não foi investimento público que ergueu a construção de 2 mil metros quadrados. Foi um sonho que a tornou realidade, o maravilhoso delírio de uma professora aposentada. Nascida e criada nos campos de São Francisco, Luciana Olga Soares, uma mulher de mais de 60 anos, circula pelas prateleiras como qualquer outro dos funcionários, todos esbanjando simpatia e atenção.É um sonho a Miragem de Luciana. Um sonho que ela plantou ali no meio de sua terra natal. Um monumento à cultura e à crença no futuro. Não deixe de visitar o sonho de Luciana." por Rosane Tremea em http://www.clicrbs.com.br/blog/
Fonte: http://www.paladar.wordpress.com/
segunda-feira, 16 de março de 2009
domingo, 15 de março de 2009
Três Coroas - Porto Alegre (parte 2)
sábado, 14 de março de 2009
Porto Alegre - Três Coroas: a primeira intermunicipal a gente nunca esquece.
Horários permitidos para bicicleta no Trensurb:

Enquanto pedalava, ia pensando se iríamos por Igrejinha ou seguiríamos para São Francisco de Paula. Não tinha conseguido informações sobre qual seria o melhor trajeto. Indo por Igrejinha, chegaríamos no centro de Três Coroas e teríamos uma subida de 8 Km até o Centro Budista e, pelo que soubemos, seguindo reto na direção de São Chico, o Templo fica bem mais próximo mas não sabia quanto teríamos que pedalar da entrada para Igrejinha até a entrada para o Centro Budista e se haveriam muitas subidas. Na dúvida e achando que eu não aguentaria subir até o Templo, resolvi ir por Igrejinha pois, se eu estivesse muito cansada, poderia ir direto para a Pousada e o Cadu ficava livre do "peso morto" para subir até o Centro Budista.
Paramos para tomar um suco, não lembro onde mas já era mais de uma da tarde. A propaganda do local dizia "sucos", entre outras coisas, mas o único suco que tinha era industrializado - que lástima! Mesmo assim, dividimos uma caixinha de suco de manga que desceu feito água, nem senti!
Seguimos pedalando, passamos por Taquara e Igrejinha onde fomos acompanhados por um vento contra em boa parte do trajeto. Eu pedalava, pedalava e parecia que não saía do lugar. Passando o centro de Igrejinha paramos para pedir informação para uma moça que estava em uma parada de ônibus e perguntamos, entre outras coisas, se faltava muito para Três Coroas e ela respondeu que não, que devia faltar uns 5 km... andamos 10 km e nada de Três Coroas. Comecei a sentir dores no ombro direito e no joelho (não lembro qual) e de repente, ouço um estalo. Não, não era meu joelho e sim, uma peça da minha Bici. Paramos, examinamos rapidamente e seguimos viagem.


" Três Coroas localiza-se na Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e na Microrregião de Gramado - Canela, mais precisamente no Vale do Paranhana e está a uma altitude de 56 metros acima do nível do mar. Seu principal acesso é pela estrada RS-115, embora também seja atendida pela RS-020. Está a 91 km de Porto Alegre, por via asfáltica. O município é cortado pelo Rio Paranhana, pertencente a bacia do Rio dos Sinos, e por vários riachos e nascentes. O Paranhana tem nascente em Canela e é um afluente do rio dos Sinos, o qual deságua no Delta do Jacuí, seguindo pelo lago Guaíba, lagoa dos Patos e daí para o oceano Atlântico." Fonte: http://www.wikipedia.org/
Pousada Raio de Sol
http://pousada-raiodesol.blogspot.com/