quarta-feira, 18 de março de 2009

Bate-volta à São Chico...de carro

Município mais meridional da região da Serra do Nordeste ou da Serra geral do Rio Grande do Sul, distante 112Km da capital Porto Alegre e com 907 metros de altitude. São Francisco de Paula é a mais antiga cidade da Região das Hortênsias. É habitada por gaúchos típicos que conservam suas tradições. Suas terras marcam o encontro das encostas da serra e dos campos por isso é comum observar extensas pastagens e gaúchos de laços na mão e bombachas, além de ouvir os gritos dos bugios, macacos típicos da região. A grande atração do município é a neve que ocorre na maioria dos invernos, responsável por grande parte do afluxo turístico.
Este passeio apareceu de última hora, prá variar um pouco. Fui de motorista de uma amiga, a Mara, para que ela pudesse resolver alguns assuntos particulares, e suas cachorrinhas, Nina e Gorda. Saímos de Porto Alegre às 7h30 e resolvemos ir por Cachoeirinha, Morungava e Taquara.
Não ia à São Chico há muitos anos, valeu à pena, mesmo não tendo muito tempo para passear. Não caminhei pela avenida central, apesar de ter passado de carro por ela, diversas vezes. Passei de carro pelo Lago São Bernardo onde fica o Hotel Cavalinho Branco e também conheci o Hotel Veraneio Hampel.

Deu tempo para conhecer, mesmo que rapidamente, a famosa Livraria Miragem. Uma espécie de livraria, museu, casa-de-chá, centro cultural e, em breve, um cine-teatro. Um prédio belíssimo que se tornou atração turística na cidade. A proprietária, Luciana não come carne, por isso a casa de chá só serve quitutes vegetarianos. A preocupação e o respeito que a proprietária tem pelos animais também aparece nos muitos cães recolhidos das ruas que ela mantêm em sua fazenda e nos livros da seção infantil da livraria, que não vende obras nas quais eles sejam retratados presos. Na livraria, a água é reaproveitada e parte da energia é solar. Pena que não pude tirar fotografia.


"Acostumados que estamos aos poucos investimentos para bibliotecas, livrarias e centros culturais no interior do Estado (fora do Rio Grande do Sul não deve ser muito diferente), é surpreendente aquela construção de esquina inteira, na Assis Brasil, a principal rua da cidade que fica a pouco mais de 100 quilômetros de Porto Alegre. Não foi investimento público que ergueu a construção de 2 mil metros quadrados. Foi um sonho que a tornou realidade, o maravilhoso delírio de uma professora aposentada. Nascida e criada nos campos de São Francisco, Luciana Olga Soares, uma mulher de mais de 60 anos, circula pelas prateleiras como qualquer outro dos funcionários, todos esbanjando simpatia e atenção.É um sonho a Miragem de Luciana. Um sonho que ela plantou ali no meio de sua terra natal. Um monumento à cultura e à crença no futuro. Não deixe de visitar o sonho de Luciana." por Rosane Tremea em http://www.clicrbs.com.br/blog/



A única foto que trago de São Chico são das castanhas portuguesas que colhi enquanto a Mara resolvia algumas coisas e fotografei aqui em casa. Parece que dá prá comer, cozinhando em panela de pressão. Achei tão interessante o fruto. As castanhas ficam dentro de uma "capa" espinhenta. Espinhenta mesmo, mal dá prá pegar.


"Informação Nutricional:
As castanhas são deliciosas, e muito saudáveis, pois são ricas em nutrientes. Têm bastante água, contêm muito pouco óleo, e são virtualmente livres de gordura. São ricas em hidratos de carbono complexos e contêm proteína de elevada qualidade – comparável com a do ovo – não têm glúten, nem colesterol. Nutricionalmente, são idênticas ao arroz integral. Curiosamente, têm tanta vitamina C como os limões. De seguida apresenta-se uma lista com a constituição das castanhas, por 100g:Hidratos de Carbono: 52.96 gEnergia: 245 kcal/ 1025 kJGordura poli-insaturada: 0.869 gGordura monoinsaturada: 0.759 gAçúcares: 10.6 gFibra: 5.1 gProteínas: 3.17 gLípidos: 2.2gMagnésio: 33 mgManganês: 1.18 mgFerro: 0.91 mgFósforo: 107 mgPotássio: 592 mgRiboflavina: 0.175 mgSódio: 2 mgZinco: 0.57 mgCálcio: 29 mgBetacaroteno: 14mcgCobre: 0.507mgVitamina K: 7.8mcgVitamina E: 0.5mgVitamina C: 26mgVitamina B6: 0.497 mgVitamina A:24IU"
Fonte: http://www.paladar.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderei aos comentários aqui mesmo ou se preferir, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato. Obrigada pela visita e pelo comentário!